16 de mar. de 2012

Trindade (Lição 2)

A TRINDADE EM UNIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO

• A razão nos mostra a Unicidade de Deus, e a Revelação nos mostra a Trindade em unidade. Deuteronômio 29:29 e I Coríntios 2:12-16.
• As referências que Deus faz de si mesmo, em sua Palavra ; os pronomes aplicados a Deus, na primeira pessoa do plural; e a tríplice designação do nome de Deus indica essa pluralidade. Gênesis 1:1 e 26, 3:22, 11:6-7, 48:15-16; Números 6:24-26; Isaías 6:3; Isaías 6:8.
• O anjo de Jeová, é sempre apresentado como uma pessoa divina em suas mensagens aos homens. Gênesis 16:7-13; 18:1-21; 19:1-22; Juízes 6:11-23.
• Muitas vezes o Espírito é citado como uma pessoa. Isaías 48:16; 61:1; 63:9-10.

A TRINDADE EM UNIDADE NO NOVO TESTAMENTO

• No Novo Testamento, a encarnação do Filho testifica a existência da Trindade.
• O anjo Gabriel fala a Maria:

“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a
tua sombra; pelo que também o Santo que de ti há de nascer,
será chamado Filho de Deus”. Lucas 1:35.

• No batismo de Jesus, a voz do Pai é ouvida, o Filho está presente em carne, e o Espírito como pomba. Mateus 3:16-17 e Lucas 3:21-22.
• O Filho ora, ao Pai, pela descida do Espírito. João 14:16-17.
• A Trindade está presente na diversidade dos dons espirituais concedidos à Igreja:

“... ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode
dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito de Deus”. I Coríntios 12:3-6.

• Todo o batismo cristão é realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28:19; I Pedro 1:2 e 3:18.
• A bênção apostólica, ensinada pelos apóstolos, e utilizada até hoje nos cultos evangélicos, contém o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo:

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a
comunhão do Espírito Santo seja com vós todos.
Amém”. II Coríntios 13:13.

Fonte: Geremias e Nilda Fontes

7 comentários:

  1. é isso ai mesmo, parabens pelo esclarecimento

    “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a
    comunhão do Espírito Santo seja com vós todos.
    Amém”. II Coríntios 13:13.

    João-Elvis

    ResponderExcluir
  2. Jesus é o Verdadeiro Deus . Isaias 9:6

    ResponderExcluir
  3. Pai,Filho,Espirito Santo Titulos dado a Deus pois Deus é UM só Tiago 2:9 Jesus é o Unico Deus.

    ResponderExcluir
  4. Jesus é o Verdadeiro Deus . Isaias 9:6

    ResponderExcluir
  5. O ENTENDIMENTO DA PALAVRA É ÚNICO E PESSOAL , PORÉM DEVEMOS NOS ACAUTELAR AO DIFUNDIR NOSSOS PRÓPRIOS CONCEITOS SEM TER O REAL DISCERNIMENTO PARA QUE ISSO NÃO SEJA PEDRA DE TROPEÇO EM NOSSAS VIDAS E NAS VIDAS DE OUTRAS PESSOAS.
    A PALAVRA DE DEUS RETRATA VARIOS PONTOS EM QUE SE ENTENDE QUE EXISTEM 03 (TRES) PESSOAS DESTINTAS:
    LUCAS 1:26
    LUCAS 1:31-32
    LUCAS 1:35
    JOÃO 14:6-28

    A UNICIDADE É MUITO ESPECÍFICA DENTRO DA PALAVRA E ESTE TEXTO DE JOÃO RETRATA DE FORMA TÃO CLARA QUE É IMPOSSÍVEL TER QUALQUER OUTRO ENTENDIMENTO.
    QUANDO A BIBLIA RELATA QUE JESUS É DEUS NÃO É PARA ATESTAR QUE SÃO UMA PESSOA,E SIM PARA SABERMOS QUE JESUS O CRISTO É UM COM O PAI.ASSIM SENDO A DIVINDADE DE JESUS VEM ATRAVÉS DO PAI.
    EM MATEUS 3:16-17 É MAIS UMA PROVA IRREFUTÁVEL DA TRINDADE.
    A POSIÇÃO DESTINTA DO FILHO ENTRE O PAI ESTÁ EM MATEUS 26:39.
    JESUS É DIVINO POIS ELE É IMACULADO,OBEDIENTE ,SERVO E SENHOR E TODAS AS SUAS PALAVRAS E AÇÕES SEMPRE FORAM PARA ENGRANDECIMENTO DO PAI.
    MEDIADOR,REDENTOR E SALVADOR , POR ISSO O PAI AMA SEU FILHO ,POIS ELE SE DEU POR OBEDIÊNCIA E POR AMOR A TODAS AS CRIATURAS DE DEUS ,PARA QUE POSSAMOS SER CHAMADOS PELO NOME COMO FILHOS DE DEUS E HERDARMOS O SEU REINO.

    JUNIOR O BEREANO

    ResponderExcluir
  6. Completamente sem revelação divina...sem sentido o que falou a biblia em seus capitulos e versiculos tem que ter texto e contexto o texto de mateus 28:19 nao tem contexto porque nao existe na biblia em lugar algum nenhum batismo em nome do pai,filho,espirito santo.enquanto existem varios em nome de jesus...atos:2:38..atos:8:16..atos:19:5..col:3:17 etc....E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória...no texto em que jesus foi batizado muitos dizem que ali esta o filho em carne a voz do pai e o espirito em forma d epombo...sabemos que deus é onipresente ele está em todo lugar no ceu na terra no mar debaixo do mar etc...em mateus 28:19 presta atenção jesus pede o nome do pai e do filho e do espirito...porque pai nao é nome proprio de ninguem voce ja viu alguem ai com nome de espirito? nao ne...jesus esta pedindo o nome ele nao diz batizem repetindo a palavr apai filho espirito santo...em zacaria ele diz que o povo dele saberia o nome dele ué deus é nome? entao todos sao dele porque todo mundo sabe disse....ex: eu sou pai, eu tbm sou filho e dentro de mim tem um espirito mas meu nome é douglas

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!