19 de nov. de 2007

Estudo Sobre Dúvida ou Fé

Dúvida ou Fé, o que escolher? João 20.24-29
Pensando na experiência de Tomé com o Senhor e na experiência de cada um com Deus, nos é sugerido o tema:"Dúvida ou Fé, o que escolher?
"Estamos sempre escolhendo em nossas vidas, não é mesmo? A vida é um constante discernir, separar, aproveitar o que é melhor. Diante de você está a dúvida e a fé, o que você escolherá?

Não escolha a dúvida, escolha a fé:

1°) Porque ela não pede sinais.
"... Diziam-lhe, pois os outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos, e não meter o dedo no lugar das suas mãos, e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei." V.25Lendo o versículo vê-se que Tomé não creu no que os seus irmãos lhe afirmaram acerca da ressurreição do Senhor. Aliás, Tomé sempre foi um tanto racionalista quanto a fé. Em João 11.16 se mostra irônico quanto a Jesus voltar a Judéia para ressuscitar Lázaro.
Em João 14.5, não se entrega por completo, antes quer saber qual é o caminho que Jesus iria levá-lo. Mostra-se extremamente cautelosos e inseguro, isto demonstrado quando é informado que na ausência o mestre estivera presente.Tomé era leal a Jesus, porém no decorrer do seu ministério sempre se mostrou de cabeça fechada exigindo provas da verdade que por si só já é uma prova.Por ele não estar presente, sabe lá fazendo o quê, os estudiosos e você também podem deduzir que por estar triste e deprimido com a morte do mestre preferia o isolamento, a depressão, a solidão.Os discípulos afirmaram, "nós vimos o mestre", mas ele não queria só ver, pois poderia estar vendo fantasma, mas tocá-lo, prová-lo.O grande erro de Tomé foi esquecer que Jesus ensinava que a multidões seguiam-se por causa dos sinais e prodígios, mas o servo de Deus não deve ser assim.
Sinais e prodígios não são características singulares ao verdadeiro cristianismo. Hoje em dia se os cristãos querem ver sinais, vão para a macumba, magia negra, esoterismo, nova era, etc... Fiquei pasmado de assistir no Globo Repórter, uma mulher se dizendo cristã, tirar de um chumaço de algodão vários objetos representando feitiços, bruxarias, feitas àquela requisitante dos seus serviços. Eu mesmo vi, muitas vezes participei, pessoas nas rodas de umbanda comerem vidro moído, engolir fogo, deitar em cama de pregos, etc... Então, sinais não são características da presença de Deus.Tomé queria ver sinais porque estava em dúvidas, se estivesse na fé, creria nos seus irmãos, afinal o próprio Cristo disse que ressuscitara o que não deveria ser surpresa para Tomé.
Se você for uma pessoa de fé, fé que anda junta com o pensamento racional, não pedirá sinais para crer. Fé racional, pois é impossível alguém crer sem pensar.Escolha a fé, se escolher a dúvida você ficará pulando de galho em galho, de igreja em igreja, atrás de milagres, prodígios e sinais para crer. Fé racional, pois é impossível alguém crer sem pensar.
Como tem sido a sua fé cristã? Não é a vontade de Deus que eu e você, creiamos por causa de sinais. Pense nisso agora? Pense !Seja um crente de fé que não busca sinais. Pois isto não caracteriza uma pessoa espiritual e madura. Pessoas duvidosas, balançando, desequilibrada emocional espiritualmente querem sinais para crerem. Você não precisa, Jesus ressuscitou é o suficiente, ele é vivo. Amém.

Em 2° lugar, não escolha a dúvida, escolha a fé:

2°) Porque ela não faz perder tempo na vida.
"Oito dias depois estavam os discípulos outra vez reunidos, e Tomé com eles. Chegou, estando fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco." v.26
Após a dúvida de Tomé, acerca da visita do Senhor, são passados oito dias, uma semana, haja vista o 2° domingo ser também contando pelo Judeu.
Imagine o que o texto diz, uma semana de espera. Tomé estava ausente na primeira aparição, na segunda, porém, ele está como que esperando sanar sua dúvida.
É necessário uma semana para Tomé se alegrar na ressurreição de Jesus. Enquanto os outros estavam alegres, comemorando, Tomé estava enterrado em depressão, como que pedrado em desilusão, embolado em sua dúvida. Perdeu uma semana de paz, tranqüilidade, que é restituída com as palavras do próprio Jesus: "Paz seja convosco."
No momento em que Tomé duvidou da primeira aparição de Jesus, ele poderia ter se manifestado, mas creio que Deus queria e quer nos ensinar através deste conhecimento lição preciosa: A dúvida nos faz perder tempo, a fé nos faz aproveitar bem o tempo.Um exemplo clássico de perda de tempo por falta de fé é o povo de Israel. Devido à sua incredulidade, falta de submissão a Deus, fez um caminho em 40 anos, quando poderia fazer em um ano. Perdeu tempo, tempo precioso.
Hoje em dia diz-se que tempo é dinheiro. Duvidar é perder dinheiro. É perder algo de valioso, de grandioso, de necessário para a vida.E ninguém vai querer? Os efeitos do sentimento de culpa não são todos negativos. Alguns aprendem a aceitar seus erros, a melhorar através deles e a confessar a Deus.
Arrependo-me de ter recebido Cristo aos 17 anos. Deveria ter feito há muito tempo atrás em minha vida. Perdi muito tempo em dúvida, enganado por religiões, catolicismo, testemunhas de Jeová, macumba, só colocavam dúvidas em minha vida. Mas, Jesus Cristo, veio dar certeza da salvação vida eterna com Deus no céu e aqui na Terra também.
Se já é crente, consagre mais sua vida Jesus está vivo, ressuscitou e está aqui. Não espere mais para tomar esta decisão.Não espere para ter esta certeza. Oito dias, oito anos, oito minutos, hoje é dia de escolher a fé. Principalmente, e essencialmente se não experimentou a fé salvadora, o único que dissipa, extermina, acaba com a dúvida é Jesus, pois só Ele é a verdade.
Paz seja convosco, Ele diz a quem está com dúvidas ou incertezas. Escolha a fé. Não adie, não deixe para amanhã, depois, não perca tempo na sua existência que já é bastante curta. Não é? A vida é como a fumaça que passa.
Porque vacilar e ter temor, ó vem sem demora ao Salvador, diz o hino do cantor cristão. Você quer? Tomé quis, pois no v.28 reconhece Jesus como Senhor e Deus. Não um deus e um senhor, mas o Senhor e o Deus.
Escolha a fé. Estará aproveitando sua vida melhor e será feliz com Jesus Cristo.

Em último lugar, não escolha a dúvida, escolha a fé:

3° ) Porque não faz ver para crer e sim crer para ver.
"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram."v.29
A 1ª coisa que Jesus fez imediatamente ao estar no meio dos discípulos, foi dirigir-se à Tomé. Vai dissipar as dúvidas que durante tanto o assolou.
Jesus oferece a Tomé a oportunidade de comprovar a veracidade da ressurreição. Tomé havia dito no v. 25, "de maneira nenhuma crerei se não ver os sinais e tocar com os dedos e as mãos." Isto havia dito, pois estava em dúvidas. Disse que não creria e creu. Estava derrotada a dúvida. Ele optara pela fé. Creu sem verificações. Jesus o exortou a ser um crente, viver pela fé, a crer.
A seguir, Tomé faz uma declaração que é uma das maiores declarações da divindade de Jesus na Bíblia. "O Senhor meu e o Deus meu".
A tradução do Novo mundo da escrituras sagradas, usada pelos "Testemunhas de Jeová", também usa aqui a palavra de Deus, com a letra maiúscula.
Ora, se Jesus não fosse Deus, Ele teria corrigido Tomé na sua adoração. Cristo aceitou a adoração e o título.
Isto prova que Ele é o próprio Deus encarnado, derrubando toda a tese de que Cristo é uma criação, um anjo, um profeta.
Senhor se referindo ao Reino de Deus e Deus à sua divindade.
O que certamente chocará Tomé, foi o fato de Jesus saber o que dissera: "se eu não ver os sinais..." sinal de que Ele estava vivo e presente em Espírito quando Tomé pronunciou estas palavras.
Jesus no v.29, não aprova o método de Tomé utilizar a fé, ver para crer. As multidões de crentes das gerações posteriores não teriam oportunidade de crer em Jesus pelo tocar, pelos sinais. Por isso Jesus pronuncia uma bênção: "Felizes os que não viram e creram."
Isto sim é fé, para ver é preciso crer. Quando isto acontece as pessoas viram conseqüentemente Cristo vivo em suas vidas, mas terá que crer para ver.
O interessante é que no v.17 deste capítulo, Jesus não permite que Maria lhe toque, ensinando que sua realidade não é só física.
Aqui com Tomé, ele se permite tocar por Tomé, ensinando que sua realidade não é só física.
Aqui, com Tomé, ele se permite tocar por Tomé, ensinando que sua realidade não é só espiritual.
O evangelho da ressurreição é protegido dos extremos.
E para provar que Tomé escolheu a fé, leia Atos 1.13, lá está ele na comunhão com os irmãos, aguardando o Espírito Santo.
Não se pode fugir à lógica de Deus. Crer para ver e não ver para crer. Infelizmente, alguns não entendendo esta realidade criam coisas que não fazem o povo usar a fé.
Uma determinada igreja utiliza rosas, óleo, sal e lenços ungidos, impedindo as pessoas de conhecerem a fé bíblica e usufruírem da bênção:
"Felizes os que crêem sem ver." Usar coisas materiais para exercitar a fé, é ensinar que é preciso um sinal para crer. Tudo que é imagem, santinho, etc. Fazem a fé "tomética", ou seja, a necessidade de comprovar algo que se tem dúvida.
Jesus ensina que deve-se imitar as crianças na fé. Há uma história de uma criança doente que estava de quarentena no sótão de uma casa.
Seu avô sempre a visitava antes de ir trabalhar. Numa destas visitas, a criança apontou para o canto do quarto onde estava escrito com os seus brinquedinhos: "Vô, quero uma caixa de pintura". O avô leu atenciosamente e saiu para trabalhar. Ao regressar à noite, foi ao quarto. Ao entrar, viu algo estupefato. Como antes, a neta formou uma frase que dizia: "Obrigada pela caixa." Isto foi grande fé. Ela não viu a caixa, não viu o avô cumprindo o seu desejo, mas creu ingênua e puramente.
Creu e seu avô foi tocado por imensa fé e no outro dia deixou no seu quarto a caixa de pintura desejada.
A bênção de Jesus aos que crêem é atual. A dúvida nos pede sinal, nos faz perder tempo e quer ver para crer. A fé não pede sinal, nos faz ganhar tempo e ensina que se deve crer para ver.
Se porém, os sinais acontecem em decorrência da fé, isto é bíblico.
Se você hoje crer, experimentará algum sinal em sua vida. Se não for crente, você terá a salvação e começará um processo de santificação maravilhoso em sua vida. É um sinal da presença de Jesus com você, na sua vida.
Mas, nunca Jesus poderá fazer isto se você antes não crer, você quer?
Se você já é um crente, um servo de Deus, ele já está procurando pessoas que se consagrem, que vivam pela fé para ser uma bênção nas mãos Dele.
Vida de fé e não de dúvida. Vida de certeza e não de incerteza.
Cristo lhe chama a escolher a fé como a única opção para um viver melhor e abundante.

Conclusão

Você não pode ficar em cima do muro.
Dúvida ou fé, o que você há de fazer uma escolha. Os fatos foram apresentados. Você não pode ficar em cima do muro. Dúvida ou fé, o que você quer? Faça como Tomé, escolha a fé.
A fé como já vimos vai lhe dar certeza, vai lhe fazer crer sem a necessidade de sinais. Você nunca perderá tempo com dúvida e seguirá a lógica de Deus, crer para ver, as bênçãos de Deus, o poder de Deus.
Cuidado com a indecisão. E então? Se você quer recebeu o Jesus ressurreto demonstre que a partir de agora você não é mais um incrédulo, mas um crente. E você que é um crente incrédulo, quebre a dúvida do seu coração e venha consagrar sua vida para ser um homem, uma mulher, um jovem, um adolescente de fé. Escolha a fé.E que Deus lhe abençoe grandemente. Amém.

4 comentários:

  1. Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus diz que os Sinais Seguirão aos que crerem,e que Jesus cooperava com seus Discipulos confirmando a palavra pregada com sinais e prodigios,e que nos fins dos tempos Grandes Sinais no céu e na terra precederiam a volta de Cristo. Como que Deus não da sinais para o seu povo?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Bela mensagem. Hermeuneuticamente correto e com um discernimeto espiritual fantástico. Q deus continue a abençoar sua vida, para continuar trazendo a nós, mensagens como esta.

    ResponderExcluir
  4. amei essa mensagem,por mais QUE jesus dava sinais NAO e POR ELES QUE DEUS gostaria que dependessemos a feem DEUS e que impressiona ao senhor porque nos levara a ver o inesistente a fe e o firme fundamento das coisas que nao se veem e a prova das coisas que se esperam.

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!