27 de mai. de 2009

Estudo sobre Apocalipse - 5ª Parte

Carta à Igreja de Tiatira

Apocalipse 2:18-29

“Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente: Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras. Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos; e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela; e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras. Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei; mas o que tendes, retende-o até que eu venha. Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito dia às igrejas.”

Exegese

Versículo 18: “Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes a latão reluzente:”

O erro da Igreja de Tiatira era permitir os ensinamentos de Jezabel dentro da igreja. Jezabel, esposa do Rei Acabe, trouxe idolatria para Israel e seduziu o seu povo para cometer imoralidade sexual e comer as ofertas sacrificadas a ídolos. Pela descrição de Jesus como tendo “olhos como chama de fogo”, Deus está advertindo que Ele irá reprovar e julgar aqueles que têm a fé errada em Suas igrejas.

Versículo 19: “Conheço as tuas obras, e o teu amor, e a tua fé, e o teu serviço, e a tua perseverança, e sei que as tuas últimas obras são mais numerosas que as primeiras.”

Mas ao mesmo tempo, Deus disse ao Seu servo da Igreja de Tiatira e aos seus santos que suas obras eram melhores do que antes.

Versículo 20: “Mas tenho contra ti que toleras a mulher Jezabel, que se diz profetisa; ela ensina e seduz os meus servos a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas a ídolos;”

O problema da Igreja de Tiatira era que ela aceitava os ensinamentos de uma falsa profetisa. Aceitando uma charlatã, falsas profetisas como Jezabel, dentro da igreja e seguindo os seus ensinamentos, os corações dos santos acabaram buscando a luxúria da sua carne. Como resultado, a temível ira de Deus estava para ser derramada sobre eles.

A verdadeira igreja de Deus não chama aqueles que não crêem no evangelho da água e do Espírito de santos e nem coloca estas pessoas que não têm o Espírito Santo em seus corações em cargos de liderança na igreja. Eles nunca podem ser aceitos e tolerados na verdadeira igreja de Deus, porque aqueles sem o Espírito Santo buscam a carne e o mundo em vez de Deus.

Versículo 21: “e dei-lhe tempo para que se arrependesse; e ela não quer arrepender-se da sua prostituição.”

A passagem nos fala que aquelas pessoas carnais que não receberam o Espírito Santo não podem reconhecer e ouvir a voz do Espírito Santo. É por isso que a falsa profetisa não podia se arrepender da sua imoralidade sexual. Como resultado, ela foi atingida pela espada do Espírito Santo e foi destruída tanto na carne quanto no espírito.

Na verdadeira igreja de Deus, apenas aqueles que crêem na Palavra do evangelho da água e do Espírito podem ser estabelecidos como servos de Deus. Aqueles que não crêem nesse evangelho não podem, mesmo que sejam excelentes pastores à luz do mundo, tornar-se líderes fiéis que guiam os filhos de Deus em Sua direção. Nós devemos, portanto, discernir os falsos profetas e tirá-los das nossas igrejas. Só assim a igreja de Deus poderá sobreviver a todos os truques de Satanás e seguir ao Senhor espiritualmente.

Versículo 22: “Eis que a lanço num leito de dores, e numa grande tribulação os que cometem adultério com ela, se não se arrependerem das obras dela;”

Este versículo nos fala que se um servo de Deus não discernem e não revelam os mentirosos, o próprio Deus encontrará aqueles que cometem adultério espiritual e os lançará na grande tribulação. Os santos e servos de Deus devem perceber que o próprio Deus mantém as Suas igrejas limpas e as guia ao caminho correto.

Não há lugar para falsos profetas na verdadeira igreja de Deus. Se existem falsos profetas, o próprio Deus os encontrará e os julgará. Quando a confusão é trazida à igreja de Deus por estes falsos profetas, Deus certamente os punirá com grandes tribulações.

Versículo 23: “e ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que esquadrinha os rins e os corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras.”

Deus expulsa os falsos profetas da Sua igreja, para que todos saibam que Ele guarda a Sua própria igreja. Os santos descobrirão que Deus toma conta da sua igreja e que recompensa as suas boas obras da fé.

Versículo 24: “Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conhecem as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei;”

Isto significa que aqueles que já se tornaram santos de Deus, pela crença em Seu evangelho da água e do Espírito, devem se apegar à sua fé até o fim do mundo. Aqueles que crêem neste evangelho não têm outro caminho, senão viver as suas vidas unindo os seus corações com a igreja e com os santos de Deus, devendo defender a sua fé até o final. A verdadeira igreja de Deus deve não só pregar o evangelho da água e do Espírito, mas também revelar os mentirosos com a fé no evangelho.

Versículo 25: “mas o que tendes, retende-o até que eu venha.”

Os crentes nunca devem perder a sua fé no evangelho da água e do Espírito e devem guardá-la até o dia do retorno do nosso Senhor. Há um grande poder e autoridade no evangelho da água e do Espírito que é mais do que suficiente para vencer a Satanás. Os santos podem agradar a Deus com esta fé. Se os santos vivem pela fé no evangelho da água e do Espírito e permanecem dentro da verdadeira igreja de Deus, podem vencer e triunfar, mesmo no fim dos tempos.

Versículo 26: “Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações,”

Os santos podem vencer todos os seus inimigos pela crença no evangelho da água e do Espírito que Deus os deu. Esta batalha da fé é uma batalha que sempre nos dá a vitória. Portanto, todos os santos lutarão contra o Anticristo e serão martirizados no fim dos tempos e, como resultado, receberão poder para reinar com o Senhor.

Versículo 27: “e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai;”

O senhor dará aos santos martirizados Sua autoridade para reinar. Aqueles que vencerem reinarão com um poder, como o versículo descreve, que é forte como uma vara de ferro que pode quebrar em pedaços os vasos do oleiro.

Versículo 28: “também lhe darei a estrela da manhã.”

Aqueles que lutarem contra os inimigos pela crença no evangelho da água e do Espírito receberão a benção de perceberem a verdade da Palavra de Deus.

Versículo 29: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Todos os santos podem ouvir a voz do Espírito Santo vinda através da igreja de Deus, porque o Espírito fala para todos eles através dos servos de Deus. Os santos devem reconhecer o que ouvem, através da igreja de Deus, como a Sua voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!