6 de jul. de 2009

Estudo sobre Apocalipse - 9ª Parte

Olhe para Jesus que Está Assentado no Trono de Deus

Apocalipse 4:1-11

“Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas. Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado; e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda. Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro. Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.”

Exegese

Versículo 1: “Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas.”

A porta do Céu estava fechada antes, mas este portão foi aberto quando Jesus libertou os pecadores de suas iniquidades vindo a esta terra, sendo batizado por João, morrendo na Cruz e ressurgindo da morte. Através dos seus anjos, Deus revelou ao Apóstolo João o que aguarda o mundo no fim dos tempos.

Versículo 2: “Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado;”

Através do portão aberto do Céu, João viu que havia outro trono preparado no Céu e que Aquele que estava sentado nele era Jesus Cristo. Ao redor do trono havia quatro seres viventes, 24 anciãos e os sete Espíritos de Deus.

O Senhor recebeu o trono de Deus do Pai por completar a Sua obra de salvar os pecadores dos pecados do mundo. Enquanto esteve nesta terra, o Senhor levou sobre Si todos os pecados do mundo, recebendo o batismo de João Batista, e libertou todos os pecadores das suas iniqüidades, morrendo na Cruz e ressuscitando dos mortos. É por isso que Deus Pai permitiu este trono no Céu para Seu Filho.

Há uma tendência de se ver Jesus em um espaço limitado, reconhecendo-o como Filho de Deus e Salvador, mas nada mais. Mas Jesus Cristo agora está assentado no trono de Deus como o soberano Rei que reina no Céu.

Isso não significa, é claro, que Jesus lutou contra o Pai por Seu trono. O trono de Deus Pai ainda está lá. Ele permitiu outro trono no Céu para o Seu Filho, coroando-o como o Rei do Céu e o estabelecendo como Juiz de todos os que estão contra Deus. O Pai exaltou a Jesus Cristo sobre todos no Céu e na Terra como Deus. Jesus Cristo agora é Deus, igual ao Pai. Nós devemos, portanto, louvar e adorar a Jesus, que é nosso Salvador e Deus.

Versículo 3: “e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda.”

Este versículo descreve a glória de Deus assentado no novo trono.

Versículo 4: “Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro”

Ao redor do trono de Jesus Cristo, Deus colocou seus ministros. O versículo diz que o trono de Deus está cercado por 24 outros tronos e que nestes estão os 24 anciãos com coroas de ouro em suas cabeças. Foi uma grande benção de Deus, para estes anciãos, sentarem nos 24 tronos. Eles são aqueles que, enquanto estiveram na terra, trabalharam e foram martirizados pelo Reino do Senhor. Esta Palavra nos fala que o Reino do Céu tornou-se agora o Reino do nosso Senhor Deus, vencendo eternamente sob o Céu reino.

Versículo 5: “Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus.”

Deus é o único que cria e reina sobre todos os espíritos.

Versículo 6: “Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás.”

Os quatro seres viventes são, juntamente com os 24 anciãos, os ministros do Reino de Deus. Eles sempre buscam a vontade Dele e louvam Sua santidade e glória. E são aqueles que fazem a vontade de Deus em obediência.

Versículo 7: “O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando.”

Os quatros seres viventes são ministros de Deus dedicados a diferentes tarefas dadas a cada um, que fielmente servem a todos os Seus propósitos.

Versículo 8: “E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. ”

Assim como Deus não dorme, os quatro seres viventes também estão sempre acordados ao Seu lado, louvando constantemente a Sua glória e santidade. Eles louvam a santidade de Deus, que se tornou o Cordeiro, e o Seu poder. Eles louvam a Deus como Aquele que era, que é e que há de vir. O único ser louvado por eles é Deus Pai e Jesus Cristo, que é Deus.

Versículo 9: “Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos,”

Os ministros de Deus dão glória, honra e ações de graças para Ele que está assentado no trono para sempre.

Versículo 10: “os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando:”

Quando os quatro seres viventes estavam louvando a Deus, os anciãos também colocavam suas coroas diante de Dele e o adoravam, “Tu és digno, Senhor, de receber a glória, a honra e o poder.”

Versículo 11: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.”

O louvor que os 24 anciãos davam a Deus veio da sua fé que Ele era digno de receber toda glória, honra e poder, pois criou todas as coisas e todas as coisas existem por Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!