2 de mar. de 2011

Quatro Coisas que Impedem a Realização de Sonhos

Temos tantos sonhos, tantos projetos e tanta vontade de crescer, mas, às vezes, isso acaba não acontecendo porque sentimentos como dúvida, desânimo e angústia funcionam como uma espessa massa de cimento fresco, que fixa e finca os nossos pés para não nos deixar prosseguir.
Quem nunca se sentiu assim? Ou quem jamais pensou em realizar várias coisas ao mesmo tempo e acabou se confundindo com o que realmente era importante, até que bateu a insegurança e a desistência? Isso acontece muito, principalmente quando não conseguimos nos sentir seguros e confiantes.

Abaixo estão algumas armadilhas que tentam nos parar, mas que também podem nos servir de alerta para não mais cairmos nelas. São situações comuns que instigaram até mesmo os grandes Heróis da Fé.

Dúvida

- Como cristãos, sabemos que a dúvida nos impede de realizar sonhos porque a fé, que é a ferramenta que nos move para isso, fica neutralizada.
- A dúvida é uma arma muito bem usada pelo mal para tentar nos frear, porque uma vez implantada em nossos corações, consegue nos deixar estagnados e sem forças para avançar. E o perigo é que quando não conseguimos definir o que queremos (nos diversos aspectos de nossas vidas), vemos o tempo passar e as oportunidades escaparem de nossas mãos.

Desânimo

- Quantas vezes não nos sentimos desanimados diante das diversas situações que ocorrem diariamente em nossas vidas? São acusações, ameaças, decepções, tristezas, malícias e tantas outras razões que nos motivam a desanimar, que muitas vezes a vontade que bate é de jogar tudo para o ar, como se essa fosse uma boa solução para os problemas. Mas o desânimo também é outra estratégia utilizada para tentar esfriar a nossa fé, a ponto de fazer nos sentirmos inúteis. Então, não conseguimos mais ter vontade de agradar a Deus; nosso respeito e temor vai se perdendo aos poucos, até que aquela leve tristeza, que não nos preocupamos em repreender, aumenta tanto que fica difícil se livrar dela. No entanto, o Senhor Jesus diz aos que se sentem desanimados:

'No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo' (João 16: 33)

Derrota

- Geralmente quando estamos desanimados, nos sentimos fracassados também. Nada está como deveria, e parece que aquilo que fazemos de melhor já não está tão bom assim. Esta sensação é ruim, porque nos distancia da realização dos nossos sonhos. É como se estivéssemos nadando em um grande mar, mas que a cada braçada, nos deixasse mais longe da praia. Porém, sabendo que todos nós somos falhos e fracos, o Senhor nos consola, dizendo:
'O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão' (Salmos 37:23-24)

Demora

- Depois que caímos nas armadilhas acima, este item concretiza o nosso retrocesso. Afinal, quem consegue realizar seus sonhos, colocar em prática algum plano ou trazer à tona seus projetos, após ter a mente contaminada pela dúvida, estar desanimado e sentindo-se um derrotado? Talvez, quase ninguém. Então, de tanto protelar e deixar para mais tarde aquilo que poderíamos fazer agora, nossos desejos são adiados até o dia em que olhamos para trás e vemos quanto tempo perdemos para realizá-los.

Mas, o que fazer para se proteger disto?

- Se procurarmos buscar a presença de Deus e atender ao que Ele diz, obedecendo-O, a nossa fé ficará cada vez mais forte e as dúvidas perderão de vez o seu espaço (Leia Filipenses 4:13);
- Se mantivermos nossa fé fortalecida e tivermos ânimo para crescer, daremos menos atenção aos sentimentos negativos e passaremos a focar mais naquilo que realmente importa (Leia Josué 1:9);
- Além disso, manter a esperança é muito importante. É ela quem nos faz perseverar, mesmo quando tudo parece estar dando errado. Se não conseguimos conquistar na primeira tentativa, ainda surgirão outras oportunidades para a realização dos nossos sonhos. O fundamental é superar os obstáculos e nunca desistir (Leia Romanos 5:3-4).

Fonte: Midia Gospel

Um comentário:

  1. Na verdade as unicas coisas que fazem uma pessoa nao conseguir crescer são a falta de talento/interesse para o que ela se propõem a fazer e ficar acreditando que existe algum ser superior que realmente vai fazer algo por elas, já que dão o dízimo...

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!