5 de mai. de 2008

Biblicamente qual é o conceito de vaidade? Vaidade é um pecado?

O dicionário da língua portuguesa Silveira Bueno define vaidade como “desejo exagerado de atrair admirações ou as homenagens dos outros, ostentação, presunção, futilidade e orgulho”, uma definição dura e pouco lisonjeira. Porém a bíblia atribui a esta palavra outros significados e conotações.

No livro de Eclesiastes a Bíblia dá a esta palavra uma explicação mais genérica e abrangente: Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade. (Eclesiastes 1:2) Até mesmo o trabalho é definido como vaidade. Vaidade é pecado? Se sim, podemos concluir com base bíblica que tudo é pecado.

No livro de Jó vaidade é sinônimo de vida. A minha vida abomino, pois não viveria para sempre; retira-te de mim; pois vaidade são os meus dias. (Jó 7:16) Em Salmos o homem é definido como vaidade. Quando castigas o homem, com repreensões por causa da iniqüidade, fazes com que a sua beleza se consuma como a traça; assim todo homem é vaidade. (Salmos 39:11).

Pensamentos são vaidades. Não é exagero, é afirmação bíblica. O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidades. (Salmos 94:11). No livro de provérbios a falsidade é definida como vaidade. Trabalhar com língua falsa para ajuntar tesouros é vaidade que conduz aqueles que buscam a morte. (Provérbios 21:6). No novo testamento descobrimos que todos os homens e estão sujeitos a ela. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, (Romanos 8:20).

A vaidade nos prejudica quando atrapalha nosso relacionamento com Deus. Devemos ser sábios e prudentes para não ser dominados por ela. Por outro lado ela está presente em nossa vida, faz parte da natureza humana é inevitável. O que podemos fazer é orar como fez o salmista e nos preocupar mais com as coisas espirituais e menos com as materiais. “Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.”(Salmos 119:37)
Pra. Edileusa Feliciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!