5 de mai. de 2008

Curisosidades Biblicas

Mandamentos:
A Bíblia registra cerca de 6468 ordens ou mandamentos.

Livro Desconhecido
A Bíblia menciona um livro que nos é desconhecido: Livro das Guerras do Senhor,Nm 21.14.

Capítulos semelhantes:
O segundo capítulo de Esdras é semelhante ao sétimo capítulo de Neemias.

Deus:
O livro de Ester e Cantares não registram uma única vez a palavra “Deus”, embora Sua Presença e interferência estão ali mais que patentes.

Selá
A palavra “Sela” é usada 71 vezes nos Salmos e no salmo de Habacuque capítulo 3, versos 3,9 e 13. É uma palavra Hebraica que significa Elevação. Provavelmente era usada para elevar o canto de piano (suave ou fraco) para forte.

O centro da Bíblia:
O versículo central da Bíblia é Salmo 118.8.

Livro pequeno:
Obadias, no Antigo Testamento, contém apenas um capítulo.

Evangelho:
Palavra de origem grega, que significa “Boa Nova”. Aparece 75 vezes no Novo Testamento.

Jesus:
Jesus se referiu a si mesmo como “Filho do homem” por cerca de 80 vezes.

Jesus 2:
Quando Mateus narra a parábola da semente e refere-se à semente que caiu em boa terra, ele diz que produziu à 100,60 e 30 por um. Porém, quando Marcos narra a mesma parábola contada por Jesus e refere-se à semente que caiu em boa terra, ele diz produziu a 30, 60 e 100 por um (Mt 13.8). Esta inversão foi proposital e é explicada pelo fato de Mateus apresentar Jesus como Rei, buscando exaltá-lo e Marcos apresentar Jesus como servo, e servo, buscando, assim, expor sua humildade.

Sonhos de mulher:
A mulher de Pilatos é a única que tem seu sonho registrado na Bíblia, Mt 27.19.

Idade feminina:
Sara, esposa de Abraão (Gn.23.1) e a profetisa Ana (Lc.2.36,37), são as únicas mulheres na Bíblia que têm suas idades mencionadas.

El Shaddai:
Significa “Deus todo poderoso” e aparece cerca 50 vezes na Bíblia - 31 vezes somente no livro de Jó.

O Personagem mais citado na Bíblia:
É Davi. Aparece cerca de 1105 vezes em toda a Bíblia.

O maior compositor:
Ao contrário do que muitos pensam, não foi Davi o maior compositor musical da Bíblia, mas seu filho Salomão. Ele compôs nada mais nada menos que 1005 músicas (1Rs 4.32).

Línguas originais da Bíblia:
São três: Hebraico, aramaico e grego.

Numerologia bíblica:
Os números três e sete são os que mais aparecem nas citações bíblicas referentes aos números.

Juizo final:
Além do Livro da Vida, outros livros serão abertos neste Dia. São eles: 1º) Livro do corpo, Sl 139.16, 2º) Livro das Lágrimas, Sl 56.8, 3º) Livro da Maldição, Zc 5.1-3, 4º) Livro das Palavras, Ml 3.13-16; Sl 69.28.

Não temas:
Esta expressão encorajadora aparece por 365 vezes em toda a extensão da Bíblia.

Encerramento dos Testamentos
O Antigo Testamento encerra citando a palavra: Maldição, e o Novo Testamento encerra citando: A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo

Quantas letras tem a Bíblia?
A Bíblia contém cerca de 3.566.480 letras, que constituem 773.692 palavras.

Quantos versículos tem a Bíblia?
A Bíblia, na tradução de Almeida Revista e Corrigida, possui 31.105 versículos (o maior é Et 8.9; o menor é Êx 20.13).

Quantos capítulos tem a Bíblia?
A Bíblia conta com 1189 capítulos.

Quando a Bíblia foi dividida em capítulos e por quem?
A Bíblia Sagrada foi dividida em capítulos no século XIII (entre 1234 e 1242), pelo teólogo Stephen Langhton, então Bispo de Canterbury, na Inglaterra, e professor da Universidade de Paris, na França.

Quando a Bíblia foi dividida em versículos e por quem?
A divisão do Antigo Testamento em versículos foi estabelecida por estudiosos judeus das Escrituras Sagradas, chamados de massoretas. Com hábitos monásticos e ascéticos, os massoretas dedicavam suas vidas à recitação e cópia das Escrituras, bem como à formulação da gramática hebraica e técnicas didáticas de ensino do texto bíblico. Foram eles que, entre os séculos IX e X primeiro dividiram o texto hebraico (do Antigo Testamento) em versículos. Influenciado pelo trabalho dos massoretas no Antigo Testamento, um impressor francês chamado Robert d’Etiénne, dividiu o Novo Testamento em versículos no ano de 1551. D’Etiénne morava então em Gênova, na Itália.

Qual (is) a(s) primeira(s) Bíblia(s) completa(s) publicada(s) com a divisão de capítulos e versículos?
Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suiça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. (Hoje, as notas históricas dos estudiosos protestantes de Genebra agregadas a novas notas de estudo podem ser encontradas em um recente lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil: a Bíblia de Estudo de Genebra.) Em Português, já a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

Qual o maior capítulo da Bíblia?
O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos.

Qual o menor capítulo da Bíblia?
O menor capítulo da Bíblia é o Salmo 117, com 2 versículos apenas.

Um comentário:

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!