4 de nov. de 2008

A Boca e o Coração

Conta-se que há muitos séculos, numa época em que os homens eram guiados por magos, adivinhos e astrólogos, um poderoso rei sonhou que havia perdido todos os seus dentes, um após o outro. Despertou desesperado e mandou chamar todos os sábios e adivinhos para que interpretassem o seu pesadelo.
Um a um eram chamados à presença do rei, que lhes contava o sonho.
- Que desgraça, meu rei! Cada dente caído representa a perda de um parente de vossa majestade! - exclamavam todos os adivinhos, pois chegavam sempre à mesma conclusão sobre o que significava aquele sonho.
O rei, enfurecido, mandou matar todos aqueles “sábios” que agouravam o seu reino. Até que não sobrou nem um sequer. Então chamou os seus servos e ordenou que encontrassem outro adivinho em qualquer lugar da terra que pudesse interpretar-lhe o sonho.

Passados alguns dias, encontraram um simples homem, que em terras distantes era visto como um homem de grande sabedoria, e levaram-no à presença do rei.
Este, após ouvir o rei contar-lhe o sonho, disse-lhe calmamente:
- O poderoso senhor! Viva para sempre, pois teus dias serão tão longos que nenhum dos teus parentes te verá morrer. É este, ó rei, o significado do seu sonho.
O semblante do rei iluminou-se num sorriso, e ele mandou dar metade do seu tesouro ao sábio peregrino. Quando o sábio saía do palácio, levando sua recompensa, um dos copeiros, admirados, lhe disse ao ouvido:
- Não é possível! A sua interpretação foi a mesma que os seus antecessores deram. Não entendo porque aos primeiros o rei mandou matar, e a você pagou com todas estas moedas de ouro.
- Lembre-se, meu amigo - respondeu o sábio - tudo depende da maneira que você fala! Você não precisa ofender ninguém.

A verdade pode ser comparada a uma pedra preciosa que você retira do seu tesouro: “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o mau do mau tesouro tira coisas más” (Mateus 12:35). Você pode lançá-la contra uma pessoa, ferindo-a ou pode lapidá-la delicadamente e oferecê-la num anel. Certamente assim será aceita com mais facilidade e a pessoa, inclusive, irá agradecer-lhe a ajuda.

“Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras será condenado” (Mateus 12:37).

Um comentário:

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!