16 de out. de 2008

Análise bíblica da vida dos jovens

Olhamos para as crianças e vemos a beleza da inocência e da simplicidade; olhamos para os idosos e vemos a serenidade, a dignidade e a experiência de vida. Sendo assim, devemos ver algumas marcas na vida dos jovens, pois, a juventude é a flor da idade. Quais as marcas evidentes na vida dos jovens cristãos?

TRANSIÇÃO: 0 texto básico é bem claro, quanto às características de um jovem: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno”(1 João 2:14). Vamos examinar biblicamente como vivenciar isso cada dia do nosso viver sabendo aproveitar bem as oportunidades que temos.

1. Força – é a primeira marca evidente “...sois fortes”
• O termo forte (ischuros) tem o significado de habilidade, força, vigor, poder - alguém que tem um espírito forte para resistir os ataques de Satanás, e desta fortaleza procedem muitas excelências;
• A base de sua iniciativa: “Sairei na força do SENHOR Deus; farei menção da tua justiça, e só dela” (Salmo 71:16); O termo sairei tem o sentido de vir sobre, cair sobre, atacar (inimigo).
• Veja a base do cântico de Moisés: “O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei” (Êxodo 15:2);
• O incentivo vindo de Deus a Gideão: “Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força e livrarás a Israel da mão dos midianitas: porventura não te enviei eu?” (Juízes 6:14), acrescento a isso o incentivo de Deus a Josué: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes: porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1:9).
• Não há desafios que possamos rejeitar: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma” (Ecl.9:10).

2. Possuidor da Palavra – é a segunda marca evidente “a Palavra de Deus está em vós...”
• O termo “está” tem o sentido de ficar, continuar a estar presente , não tornar-se outro (não ser falsificado). “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado (não misturado, não adulterado, puro) , para que por ele vades crescendo” (1 Pedro 2:2);
• Veja a experiência do salmista: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmo 119:11). O termo “escondi” tem o sentido de entesourar, armazenar, guardar.
• Veja a ênfase de Jeremias para com as Escrituras: “Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos”. O termo “comi” significa devorar, alimentar. Jesus disse: “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra” (João 4:34).
• É o que conduz a uma vida correta: “Antes de ser afligido andava errado; mas agora guardo a tua palavra” (Salmo 119:67).
• Quem sairá vencedor? “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3). O verbo “guardar” tem o sentido de olhar atentamente para, ter uma visão clara da palavra, examinar, desfrutar da sua presença.

3. Conquista no Reino Espiritual – é a terceira marca evidente “já vencestes o Maligno”
• Isto é resultado de uma vida de fé: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 João 5:4). A expressão “vence o mundo” é uma referência aos cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte, mesmo diante do poder de seus inimigos, tentações e perseguições.
• O milagre da vitória procede de Deus, mas eu preciso estar decidido a isso: “Mas tu nos salvaste dos nossos inimigos, e confundiste os que nos aborreciam” (Salmo 44:7). O termo “salvaste” significa: ser liberado, ser salvo (em batalha), ser libertado, ser livre de problemas morais.
• Devemos ser gratos a Deus e valorizar esta vida vitoriosa: “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 15:57). Isto quer dizer regozijar-se, estar contente, ficar extremamente alegre, estar bem, ter sucesso em uma única e suficiente base – Jesus Cristo.
• Jamais confunda as coisas na vida vitoriosa: “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória” (Pv 21:31). “Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus” (Salmo 20:7).

CONCLUSÃO: “LEMBRA-TE do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento” (Ec 12:1). O verbo “lembrar” significa: estar no pensamento, manter na lembrança. O Criador deve ser lembrado no tempo certo – hoje. Observe as palavras de Samuel que nos serve de advertência: “Da idade de oitenta anos sou eu hoje; poderia eu discernir entre bom e mau? Poderia o teu servo ter gosto no que comer e beber? Poderia eu mais ouvir a voz dos cantores e cantoras? E por que será o teu servo ainda pesado ao rei meu senhor?” (2 Sm 19:35).


Pastor Wanderley da Silva

Um comentário:

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!