28 de nov. de 2008

As 12 Tribos de Israel (Tribo de Issacar)

Issacar.

Issachar/Yissachar em hebreu: יִשָּׂשׁכָר "(Recompensa”) De acordo com o Livro de Gênesis, um filho de Jacó e Lea (o quinto filho de Lea, e o nono filho de Jacó), e o fundador da Tribo Israelita de Issacar; O texto do Torah dá duas etimologias diferentes para o nome de Issacar que atribuem a fontes diferentes - um para o Yahwist e o outro ao Elohist; o primeiro ser que deriva de sakar de ish, que significa acordo, ou contrato, em referência para o acordo de Lea para coabitar com Jacó pelo preço de algumas mandágoras; o segundo ser que deriva de sakar de yesh, enquanto significando há uma recompensa, em referência para a opinião de Lea quanto ao nascimento de Issacar, era uma recompensa divina por emprestar a sua criada Zilpa a Jacó. A explicação anterior para ser o mais provável nome para uma tribo, entretanto há uma terceira etimologia - que deriva de ish Sokar, enquanto significando o homem de Sokar, em referência para a tribo originalmente Sokar adorador.

A Tribo de Issacar

Censo

Na época da migração para o Egito, enquanto José ainda estava regendo o Egito, são relacionados quatro filhos de Issacar; estes filhos fundaram as quatro principais famílias da tribo (Gn 46:13; Nm 26:23-25; 1 Cr 7:1). o número de homens de guerra, quando o censo foi levantado no Sinai, era de 54.400, e pela ordem era a quinto tribo (Nm 1:28-29); no segundo censo o número tinha aumentado para 64.300 o que a colocou em terceiro (Nm 26:25). No tempo de Davi foram contados 87.000 (1 Cr 7:5).

Posição.

Issacar estava no lado oriental do Tabernáculo, com os seus irmãos Judá e Zebulom (Nm 2:3-8)

Estandarte.

O lugar de Issacar no acampamento era com o estandarte da tribo de Judá (junto com Zebulom) os rabinos de . Os rabinos dizem que este estandarte era de 3 cores, sárdio, topázio e carbúnculo no qual foi inscrito os nomes das 3 tribos e traz a figura do filhote de um leão (Tg, pseudo. Jon. em Nm 2:3).

Viajando.

"Todos os que foram contados do exército de Judá (Issacar e Zebulom), cento e oitenta e seis mil e quatrocentos, segundo os seus esquadrões, estes marcharão primeiro." (Num 2:16).

Representantes.

Neste momento o capitão da tribo era Natanael o filho de Zuar (Nm 1:8). Ele teve como sucessor Jigeal o filho de José que foi como um dos espias (Nm 13:7)

Notas interessantes.

Apesar de sua reputação por buscar conforto, a tribo lutou corajosamente contra Sísera (Jz. 5:15). Moisés profetizou uma vida quieta e feliz para Issacar (Dt. 33:18). Paltiel (Nm 34:26), o juiz Tola (Jz. 10:1), Rei Baasa (I Rs 15:27), e Onri (1 Cr. 27:18) eram todos desta tribo. Conforme Jacó abençoou, a tribo de Issacar mostrou uma perspicácia incomum em situações políticas. A tribo trocou a submissão a Saul por Davi (1 Cr 12:32). embora a tribo era integrante do Reino Do norte, seus integrantes participaram da Páscoa celebrada por Ezequias em Judá (2 Cr. 30:18).

A Divisão de Terra.

O território dividido a esta tribo foi conforntado ao norte por Zebulom e Naftali, no sul e ao ocidente por Manassés, e no leste pelo Rio Jordão (Js 19:17-23). A maioria do Vale fértil de Jezreel, ou Esdraelom, estava dentro do território de Issacar. Suas planícies férteis, planas eram bem apropriado para a criação de gado.

Símbolo da tribo de Issacar



Fonte de Estudo: Wikipedia

Ricardo Fabris.

Um comentário:

  1. Eu gostei do texto, deu para dar uma pesquisadinha. Porém, eu queria mais coisa. Mas mesmo assim está bom.
    Deus abençoe à todos, por que ele é fiel e pode fazer isso. Lembre - se de que ele nos criou, existia antes de todas as coisas, se tornou homem para nos salvar, teve uma vida perfeita e irrepreensível para servir de exemplo para nós, fez obras tremendas e grandiosas provando que é poderoso, morreu pelos nossos pecados na cruz, ressuscitou ao terceiro dia, foi colocado em lugar de honra e destaque, e um dia( que está mais perto do que pensamos), ele voltará para julgar à todos e levar os que viveram segundo os seus mandamentos para viver uma eternidade maravilhosa com ele! Aleluia! Louvado seja o nome do Senhor!!

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!