3 de dez. de 2008

As 12 Tribos de Israel (Tribo de Dã)

Dã.

Na Bíblia, Dã (hebraico דָּן, "Juiz") é filho de Jacó (de quem era o quinto) e de Bila, sua concubina (Gênesis 30:4). É o patriarca da tribo de Dã, uma das doze tribos de Israel. Abaixo temos o trecho da bíblia onde Jacó abençoa Dã antes da morte:

16 Dã julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.


17 Dã será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.


18 A tua salvação espero, ó Senhor!

Gen 49

Tribo de Dã

A Tribo de Dã (דָּן "Juiz", Dan em hebraico standard, Dān em hebraico tiberiano) é uma das Tribos de Israel que segundo a Bíblia foi fundada por Dã, filho de Jacó e de Bila, sua concubina (Genesis 30:4).
O símbolo de Dã é uma serpente, o que a diferencia das outras tribos de Israel. Visto que este animal é considerado um símbolo do mal na tipologia bíblica, é aparentemente estranho que esteja como estandarte em uma tribo hebraica.

Símbolo da tribo de Dã.



Fonte de Estudo: Wikipedia.

Ricardo Fabris (I.C.P.B.B)

2 comentários:

  1. UMA DÚVIDA:
    EM APOCALIPSE CAP 7, A TRIBO DE DÃ NÃO APARECE.
    QUAL A EXPLICAÇÃO?.
    LÁ TEM EFRAIM, MANASSÉS, E "JOSÉ".
    ULTIMA ANOTAÇÃO DE DÃ É EM AMÓS CAP 8, ONDE DEUS DIZ: CAIRÁ E NÃO SE LEVANTARÁ.
    QUAL A EXPLICAÇÃO FIRME E LÓGICA PARA TRIBO DE DÃ ESTAR AUSENTE EM APOCALIPSE CAP 7?.

    ResponderExcluir
  2. La em apoc.7 não aparece a tribo de Efraim, pois la em sal.78:67,68 diz que efraim rejeitou a tenda de jose e assim manasses ficou com sua metade da tribo,

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!