9 de jan. de 2009

Estudo sobre os Cânticos dos Cânticos.

#721
A sabedoria natural nas coisas de Deus fará cessar o fluxo de bênçãos.

CANTARES DE SALOMÃO 1

Se estiver lembrado do livro que vem logo antes deste (Eclesiastes), verá que nada havia satisfeito completamente o escritor, tudo era desapontamento, mas neste livro (Cantares de Salomão) o coração está satisfeito com uma pessoa. O livro é uma história de amor, um homem (Salomão, uma figura de Cristo) apaixonado por uma mulher cujo nome não é mencionado (Israel).

Hoje isso tudo é uma figura de Cristo e de Sua noiva atual (todos os crentes). Mas lembre-se cuidadosamente de que as figuras do Antigo Testamento são como sombras (leia Hb 10:1). Encontramos a Pessoa perfeita (Cristo) e Sua esposa (cada crente nEle)). Israel recusou o Senhor Jesus quando Ele veio ao mundo por aquele povo da primeira vez, portanto vemos que a mulher às vezes falha.

Há muitas figuras maravilhosas nesta história de amor que pode ser aplicada a nós, como noiva de Cristo. Lembre-se de que Cristo tem apenas uma noiva, os que crêem nEle... a Igreja, a Assembléia. Estamos lendo de uma figura da coisa real.

Ct 1:1-4 A noiva fala do quanto ele significa para ela, e de quão doce e íntimo é aquele amor.

Ct 1:5-6 Ela compreende o quanto ela é indigna de ser amada por ele. (Ela se compara com as tendas negras, e ele com as belas e vistosas cortinas do templo de Salomão)!

Ct 1:8-11 O noivo responde, e fala a ela de seu amor.

Ct 1:12-14 Ela estava emocionada de sentar-se na sua presença. Ela não pediu por coisa alguma além da sua própria pessoa.

Ct 1:15-17 Apesar da forma terrível como ela havia agido para com ele no passado, aqui mostra como ele a vê! Ao longo de todo este livro, você irá reparar que quando é ele quem está falando, ele fala diretamente a ela e diz "tu". Mas quando é ela quem fala, ela fala dele usando a palavra "ele". (Nós os crentes no Senhor Jesus podemos conhecer a intimidade de nos dirigirmos a Ele como "Tu"... veja (Ap 5:9).

#722

A santidade não é transmitida pela associação (Ageu 2:12). A impureza pode ser transmitida pela associação (Ageu 2:13).

CANTARES DE SALOMÃO 2

Ct 2:1 Ela não se orgulhava do que havia feito, mas estava feliz por saber o que ela significava para ele.

Ct 2:2 Ele responde imediatamente. Ela diz que do mesmo modo como uma macieira é muito melhor que as árvores de uma floresta, assim ele é em comparação com todo mundo.

Ct 2:3-4 Ela sentou-se - (descanso), seu fruto era doce - (alimento aprazível), seu estandarte sobre ela - (proteção). Estas são figuras do que o Senhor é para nós. Será que estamos conscientes do quanto o Senhor nos ama? Ef 5:25

Ct 2:7 Gazelas e cervas são os animais que se assustam com maior facilidade, e possuem grande habilidade para ouvir. Podemos facilmente estragar nossa proximidade com o Senhor por meio de um pensamento mau ou leviano.

Ct 2:10-13 Ela conta o que ele lhe disse. Isto refere-se ao dia vindouro, quando Israel irá se recordar dos dias sombrios de dor que então terão passado; e as perspectivas de dias brilhantes e gloriosos por vir.

Ct 2:14-15 Ele anela ver a face dela, e escutar sua voz. Mas as raposinhas são como as pequenas coisas que estragam nossa alegria com o Senhor.

Ct 2:16-17 Ela fala com confiança. (Sabemos que o Senhor é nosso). Repare neste versículo 16, depois no 6:3 e 7:10 - o progresso em sua confiança).

Ct 2:17 Doce e glorioso dia vindouro!

#723

A paz deveria ser a expressão de nossa comunhão - não seu objetivo.

CANTARES DE SALOMÃO 3

O desapontamento entra em cena. Ela está pensando nele. Mas ela perdeu algo. Ele parece distante, muito distante. Ela permitiu que seus pensamentos se afastassem dele. (Como acontece conosco, não é mesmo?) Satanás odeia quando temos nosso olhar em Cristo.

Ct 3:2-3 Ela sai em busca dele.

Ct 3:2-4 O amor dele por ela lhe dá energia para sair em busca dele. (Será que amamos o Senhor com a mesma energia?) Ela não iria querer parar até que O encontrasse. (Se formos sinceros, não demorará até que sejamos restaurados ao Senhor).

Ct 3:6-11 Estes versículos descrevem a gloriosa vinda do noivo. Pode ser uma figura do dia em que o Senhor Jesus virá em glória para estabelecer Seu reino de 1.000 anos chamado de "milênio".

#724

Graça é o que deveria caracterizar o Cristianismo hoje.


CANTARES DE SALOMÃO 4

Ct 4:1-7 (Com frequência compreendemos que amamos o Senhor, mas não temos tanta certeza quanto aos sentimentos dEle a nosso respeito). O noivo derrama seus pensamentos acerca de sua amada. Isso era o que ela (e nós) queríamos ouvir. Ele fala sete coisas sobre ela, que lhe agradam. (Quando entendemos o quanto o Senhor Jesus nos ama, isto nos humilha, e aquece nosso coração).

Ct 4:8-15 O noivo a convida para ir com ele. O Líbano era um dos lugares mais belos. Mas ele viu os perigos - os leões e leopardos. (Assim o Senhor vê os perigos que não vemos), e diz "vem comigo do..." (Com frequência temos que nos separar daquilo que pode ser muito atraente para nossos olhos, mas Ele vê os perigos).

Ct 4:9-11 Embora o cenário em redor possa ser sempre tão lindo, seu olhar é atraído para aquela que está ao seu lado. (Somos aquilo que O completa! Ef 1:23).

Ct 4:12-15 O noivo compara aquela que ele ama a um jardim. Toda delícia possível é encontrada ali, e nela. Um jardim, um riacho, uma fonte, um pomar, frutas, doçura, perfumes, um paraíso (que é o significado de tudo isso).

Ct 4:16 O jardim pertence a ele. (Somos do Senhor). Ele sabe como extrair o melhor daquele jardim. Assim ele convoca uma rajada do vento frio do norte para que sopre. Isto faz as plantas produzirem melhor. Às vezes precisamos de tribulações e dificuldades para que em nós se produza o que há de melhor para Ele). O vento quente do sul vem em seguida.

#725

Não ganhamos nada se não quisermos ser corrigidos.

CANTARES DE SALOMÃO 5

Ct 5:1 Estes diferentes frutos poderiam representar as diferentes condições do povo do Senhor. "Mirra" é uma figura da tristeza, (que alguns de nós somos chamados a levar. Mas com frequência o resultado é tão doce quanto o mel, quando a obra é completada em nossa alma).

Ct 5:2 Mas outra vez a noiva se torna descuidada, inquieta, desconfortável, sonolenta, sem energia para ele. Ele não mudou. Ele está à porta e bate. Ele quer sua companhia. (Às vezes desviamos nossos pensamentos dEle para nós). Ele fica ali e espera, seu coração cheio de amor e desejo.

Ct 5:3 Tristes desculpas.

Ct 5:4 Ele insiste. Ele a ama demais para deixá-la ir assim. (Você já se encontrou nesta condição?) Sua bendita mão procura abrir a porta. O amor sempre toma o lugar humilde, e tem a primeira iniciativa. O amor sempre vence no final.

Ct 5:5 Ela está se recuperando de seu descuido. Sua consciência é tocada e ela chora de tristeza, (mirra) e alegria (mirra com doce aroma).

Ct 5:6 Ela demorou muito, e ele se foi.

Ct 5:7-8 Ela procura por ele. Ela está cheia de energia, mas também de confusão. Todos parecem ser contra ela. (Não é assim que costumamos ficar quando estamos afastados do Senhor?)

Ct 5:9 Outros perguntam a ela por que ela é tão atraída a ele. (Não é isto o que o mundo nos pergunta?) Se você estiver vivendo próximo do Senhor, os incrédulos não podem entender o segredo que você tem. Mas se não somos diferentes deles, somos um pobre testemunho de Cristo a eles.

Ct 5:10-16 Agora ela não se contém em expressar uma das mais belas descrições da beleza que você e eu podemos ver no Senhor em todas as Escrituras. Da cabeça aos pés, "Ele é totalmente desejável".

Ct 5:16 Um doce final "meu amado... meu amigo". (São estes os nossos pensamentos a respeito do Senhor?)

#726

Que desonra para o nome do Senhor quando o mundo vê os crentes divergindo uns dos outros - em contendas.


CANTARES DE SALOMÃO 6

Ct 6:1 Tudo isso cria um desejo nos outros de conhecer mais sobre ele, e também de vê-lo. Aqui eles perguntam onde ele está. Como poderia ela ter saído a vagar longe de alguém tão glorioso? (Se estamos desfrutando a companhia do Senhor, outros irão querer ouvir a respeito dEle).

Ct 6:2 Ela agora sabe que ele não está na cidade movimentada, mas no tranquilo jardim. (Nós também, sabemos onde Ele está).

Ct 6:3 Repare que aqui é o contrário de 2:16. Ela está pensando menos em si própria agora!

Ct 6:4-9 As primeiras palavras faladas ao seu amado após o triste fracasso dela. Nenhuma palavra sobre sua frieza, apenas expressões mais profundas de seu amor por ela.

Ct 6:10 Seus amigos parecem dizer estas palavras.

Ct 6:13 Os amigos ao redor chegam querendo ver mais desta bela noiva. À medida que ela desce (em humilhação) ela sobe mais alto.

#727

Se falhamos em guardar a verdade em amor, ficaremos abertos aos ataques do inimigo que quer nos precipitar em um dos muitos erros ao nosso redor.

CANTARES DE SALOMÃO 7

Ct 7:1 O versículo se refere a ela. Seus pés são lindos - veja Isaías 52:7 para ver os pés do Senhor descritos ali. Os pés sugerem o andar, a vida. Seu andar era perfeito e maravilhoso. Agora abra em Romanos 10:15 para ver uma descrição dos pés, do andar e da vida do crente em Cristo hoje. Que cada um de nós possa guardar isto no coração.

A noiva tem agora um título real. Aproxima-se o grande dia quando ela será a rainha da terra - Salmo 45:9. Isto acontecerá no Milênio.

Ct 7:1-9 Isto só revela novas expressões de amor que partem de seus lábios. Ele a vê sob uma nova luz.

Ct 7:10 Esta pode ser a nota mais elevada já soada pela noiva. Todos pensamentos acerca de si mesma já se foram, ela descansa no amor dEle. "Eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar." Salmo 17:15.

Ct 7:11-13 Ela diz "Nós" quatro vezes (Saiamos, passemos, levantemo-nos, vejamos). Ela tem perfeita confiança ao falar com ele com tanto arrojo. Ela sabe muito bem o quanto ele a ama. Existe uma perfeita unidade de vontade, ela sabe exatamente quais são os seus pensamentos. O amor dela está completo, e ainda assim ela deseja mais. Tudo isso é uma figura da condição de toda a terra durante o milênio.

#728

A verdade de Deus dirige-se ao coração e à consciência; o inimigo dirige os seus esforços ao intelecto.


CANTARES DE SALOMÃO 8

Uma revisão de todo o livro.

Ct 8:1-5 A noiva deseja ardentemente pelo noivo. Ela almeja entregar a ele uma taça de doces alegrias! Assim ela lhe diz o quanto apreciou tudo o que ele fez por ela.

Ct 8:5 Ele recorda a ela que foi ele quem a levantou.

Ct 8:6-7 O que pode ser comparado ao amor! O que é mais forte!

Ct 8:8-9 Para entender isto, você precisa se lembrar do que aconteceu há muito tempo atrás na história de Israel. O reino foi dividido em dois reinos - Judá e Benjamim, chamados o reino de Judá, e as outras dez tribos, conhecidas como reino de Israel. Este último foi levado para o cativeiro. Estão hoje espalhados por algum lugar do mundo. O Senhor Jesus nasceu na tribo de Judá. Mas quando o Senhor Jesus retornar em glória, irá reunir as dez tribos perdidas, trazendo-as de todo o mundo. Essas tribos formam a "irmã pequena". Não tiveram parte na rejeição do Salvador, mas foram adoradores de ídolos. Todavia, entrarão na bênção também, no final, mas não em uma bênção tão grande quanto Judá.

Ct 8:11-14 Refere-se a toda a Terra no milênio. A Terra estará então unificada; cada coração estará cheio de gozo pois o Senhor Jesus é sua fonte. Você já percebeu o progresso nos três versículos mencionados quando estávamos lendo 2:16? Com frequência colocamos a nós mesmos em primeiro lugar como acontece naquele versículo. O segundo fala de algum progresso, mas ela ainda continua pensando um pouco no amor que tem por ele. Mas o terceiro versículo nos diz que o amor de Cristo por nós é o amor supremo. Está compreendendo?

Autor: by Norman Berry - 1911-2001

PS: Quanto ao progresso significa que como ele diz, que nós em muitas das vezes pensamos somente em nós mesmo e que não percebemos o quanto Jesus tem para com a nossa vida.
Observamos somente aquilo que nos traz alegria ao ivés de olharmos com os olhos de Cristo para todas as coisas, pois somente assim não ficaremos desanimados com as frustrações dessa vida, porque a nossa vontade pode não ser a vontade de Deus para nós, mas o que nos faz ficar cada vez mais confiante é que Deus esta atento para a nossa oração e a ouve, mas Ele faz segundo a vontade d'Ele e não a nossa. (1 Jo 5:14-15).
Quanto a Salomão eu entendo que ele foi SALVO SIM, pois é como diz nos versículos 8 e 9 do capítulo 8: "Mesmo que nós pecamos contra o nosso Deus, Ele esta pronto a nos perdoar e nos salva. Ainda que não seja uma salvação como nós poderiamos merecer se estivessemos obedecido totalmente o que o Senhor nos ordenou, mas que essa salvação virá isso é certo. Vemos que Salomão foi um homem sábio e que pecou muito, mas vemos que ele reconhece que mesmo tendo pecado o seu amor para com Deus nunca diminui, e ou nunca se apagará". (Ct 8:6-7). Não vemos o nome de Salomão nestes versículos, mas sabemos que ele usou esses canticos para relatar tudo aquilo que a noiva (Ele e Nós) passamos e sentimos diante do Deus Altíssimo, por isso estou falando dele. (Salomão)

Ricardo Fabris

Um comentário:

  1. Há um estudo bem abrangente em
    https://www.facebook.com/estudodecantares?ref=hl
    para quem deseje realizar seminários sobre o assunto

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!