16 de mar de 2012

Trindade (Lição 2)

A TRINDADE EM UNIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO

• A razão nos mostra a Unicidade de Deus, e a Revelação nos mostra a Trindade em unidade. Deuteronômio 29:29 e I Coríntios 2:12-16.
• As referências que Deus faz de si mesmo, em sua Palavra ; os pronomes aplicados a Deus, na primeira pessoa do plural; e a tríplice designação do nome de Deus indica essa pluralidade. Gênesis 1:1 e 26, 3:22, 11:6-7, 48:15-16; Números 6:24-26; Isaías 6:3; Isaías 6:8.
• O anjo de Jeová, é sempre apresentado como uma pessoa divina em suas mensagens aos homens. Gênesis 16:7-13; 18:1-21; 19:1-22; Juízes 6:11-23.
• Muitas vezes o Espírito é citado como uma pessoa. Isaías 48:16; 61:1; 63:9-10.

A TRINDADE EM UNIDADE NO NOVO TESTAMENTO

• No Novo Testamento, a encarnação do Filho testifica a existência da Trindade.
• O anjo Gabriel fala a Maria:

“Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a
tua sombra; pelo que também o Santo que de ti há de nascer,
será chamado Filho de Deus”. Lucas 1:35.

• No batismo de Jesus, a voz do Pai é ouvida, o Filho está presente em carne, e o Espírito como pomba. Mateus 3:16-17 e Lucas 3:21-22.
• O Filho ora, ao Pai, pela descida do Espírito. João 14:16-17.
• A Trindade está presente na diversidade dos dons espirituais concedidos à Igreja:

“... ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode
dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito de Deus”. I Coríntios 12:3-6.

• Todo o batismo cristão é realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28:19; I Pedro 1:2 e 3:18.
• A bênção apostólica, ensinada pelos apóstolos, e utilizada até hoje nos cultos evangélicos, contém o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo:

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a
comunhão do Espírito Santo seja com vós todos.
Amém”. II Coríntios 13:13.

Fonte: Geremias e Nilda Fontes

7 comentários:

  1. é isso ai mesmo, parabens pelo esclarecimento

    “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a
    comunhão do Espírito Santo seja com vós todos.
    Amém”. II Coríntios 13:13.

    João-Elvis

    ResponderExcluir
  2. Jesus é o Verdadeiro Deus . Isaias 9:6

    ResponderExcluir
  3. Pai,Filho,Espirito Santo Titulos dado a Deus pois Deus é UM só Tiago 2:9 Jesus é o Unico Deus.

    ResponderExcluir
  4. Jesus é o Verdadeiro Deus . Isaias 9:6

    ResponderExcluir
  5. 3Hola, hemos agregado un trackback (enlace hacia este artículo) en el nuestro ya que nos pareció muy interesante la información detallada pero no quisimos copiarla, sino que nuestros lectores vengan directamente a la fuente. Gracias... jose - reporte gratis en colombia - jose - reporte gratis en chile - jose - reporte gratis en chile - jose - reporte gratis en chile - jose - reporte gratis en chile

    ResponderExcluir
  6. O ENTENDIMENTO DA PALAVRA É ÚNICO E PESSOAL , PORÉM DEVEMOS NOS ACAUTELAR AO DIFUNDIR NOSSOS PRÓPRIOS CONCEITOS SEM TER O REAL DISCERNIMENTO PARA QUE ISSO NÃO SEJA PEDRA DE TROPEÇO EM NOSSAS VIDAS E NAS VIDAS DE OUTRAS PESSOAS.
    A PALAVRA DE DEUS RETRATA VARIOS PONTOS EM QUE SE ENTENDE QUE EXISTEM 03 (TRES) PESSOAS DESTINTAS:
    LUCAS 1:26
    LUCAS 1:31-32
    LUCAS 1:35
    JOÃO 14:6-28

    A UNICIDADE É MUITO ESPECÍFICA DENTRO DA PALAVRA E ESTE TEXTO DE JOÃO RETRATA DE FORMA TÃO CLARA QUE É IMPOSSÍVEL TER QUALQUER OUTRO ENTENDIMENTO.
    QUANDO A BIBLIA RELATA QUE JESUS É DEUS NÃO É PARA ATESTAR QUE SÃO UMA PESSOA,E SIM PARA SABERMOS QUE JESUS O CRISTO É UM COM O PAI.ASSIM SENDO A DIVINDADE DE JESUS VEM ATRAVÉS DO PAI.
    EM MATEUS 3:16-17 É MAIS UMA PROVA IRREFUTÁVEL DA TRINDADE.
    A POSIÇÃO DESTINTA DO FILHO ENTRE O PAI ESTÁ EM MATEUS 26:39.
    JESUS É DIVINO POIS ELE É IMACULADO,OBEDIENTE ,SERVO E SENHOR E TODAS AS SUAS PALAVRAS E AÇÕES SEMPRE FORAM PARA ENGRANDECIMENTO DO PAI.
    MEDIADOR,REDENTOR E SALVADOR , POR ISSO O PAI AMA SEU FILHO ,POIS ELE SE DEU POR OBEDIÊNCIA E POR AMOR A TODAS AS CRIATURAS DE DEUS ,PARA QUE POSSAMOS SER CHAMADOS PELO NOME COMO FILHOS DE DEUS E HERDARMOS O SEU REINO.

    JUNIOR O BEREANO

    ResponderExcluir
  7. Completamente sem revelação divina...sem sentido o que falou a biblia em seus capitulos e versiculos tem que ter texto e contexto o texto de mateus 28:19 nao tem contexto porque nao existe na biblia em lugar algum nenhum batismo em nome do pai,filho,espirito santo.enquanto existem varios em nome de jesus...atos:2:38..atos:8:16..atos:19:5..col:3:17 etc....E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória...no texto em que jesus foi batizado muitos dizem que ali esta o filho em carne a voz do pai e o espirito em forma d epombo...sabemos que deus é onipresente ele está em todo lugar no ceu na terra no mar debaixo do mar etc...em mateus 28:19 presta atenção jesus pede o nome do pai e do filho e do espirito...porque pai nao é nome proprio de ninguem voce ja viu alguem ai com nome de espirito? nao ne...jesus esta pedindo o nome ele nao diz batizem repetindo a palavr apai filho espirito santo...em zacaria ele diz que o povo dele saberia o nome dele ué deus é nome? entao todos sao dele porque todo mundo sabe disse....ex: eu sou pai, eu tbm sou filho e dentro de mim tem um espirito mas meu nome é douglas

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!