5 de mai. de 2008

A Vida de Paulo - Parte II

F- Depois da sua Conversão

Após ser convertido e cheio do Espírito Santo, iniciou o seu chamado de pregador ali mesmo em Damasco pregando a verdade, dizendo que Jesus era o Filho de Deus. (Atos 9:20).

Foi para Arábia para pregar e voltou para Damasco e isso ocorreu antes de ir para Jerusalém. (Gálatas 1:17).

Após 3 anos subiu até Jerusalém para ver Pedro ou melhor dizendo par fazer uma visita á Jerusalem, mas ali ele teria problemas porque o povo de Jerusalém desconfiava dele (Atos 9:26), pois não acreditavam que agora fosse um discípulo de Jesus.

Então Barnabé o ajudou e tomando consigo levou-o aos apóstolos para contar o que lhe havia acontecido, ou seja, falar sobre o encontro que tivera com o Senhor Jesus Cristo. (Atos 9:27).

Estando Paulo já apregoando a Palavra de Deus ousadamente em nome do Senhor, os judeus ainda estavam perseguindo ele, pois queriam mata-lo. Então foi ter um momento de oração no templo e se encontrou em êxtase quando viu Jesus em uma visão que lhe disse: "Apressa-te, e sai logo de Jerusalém, porque não receberão o teu testemunho acerca de mim". (Atos 22:17-18).

Como era um homem obediente ele fez o qe o Senhor lhe mandara fazer e acompanhado pelos apóstolos até á Cesaréia, foi para Tarso sua cidade natal.

Após chegar em Tarso e passado algum tempo, Barnabé foi ao seu encontro pois iria leva-lo para Antioquia e foi o que aconteceu (Atos 11:25-26). Estando em Antioquia trabalhou ensinando muita gente na igreja. (Atos 11:26)

G- Primeira Viagem Missionária

Seu trabalho iniciou em Chipre (que é uma ilha situada no mar Egeu oriental ao sul da Turquia, cujo território é o mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste. Segundo a lei internacional, a ilha, no seu todo, é um país independente).

Na ilha de Salamina após terem chegado anunciava a Palavra de Deus nas sinagogas (Casa de oração dos judeus; surgiram durante o exílio na Babilônia, entre os judeus que amavam a Deus mas não podiam adorar no templo em Jerusalém) dos judeus tendo João como auxiliar. (Atos 13:5). A ilha de Salamita é a maior ilha do Golfo Sarônico e é aproximadamente 2 Km do Pireo.

Após ter atravessado toda a ilha de Salamita, Paulo foi até Pafos que é uma cidade portuaria no sudoeste de Chipre, capital do distrito de mesmo nome. Tendo ali chegado começou o seu trabalho que era converter o procônsul Sergio Paulo. Não foi fácil porque ali encontrava-se um mágico, falso profeta, chamado Bar-Jesus que andava com o procônsul e junto com Elimas, que era o encantador( que é assim que interpreta o seu nome) procuravam apartar da fé do procônsul.

Mas como Paulo que ali ainda era Saulo, era cheio do Espírito Santo expulsou Elimas, pois o mesmo era filho do diabo que estava ali para perturbar os retos dos caminhos do Senhor, então veio sobre ele uma cegueira que não pode mais ver o sol por algum tempo. Tendo acontecido isso e o procônsul vendo tudo, creu maravilhado na doutrina do Senhor. (Atos 13:4-12).

Nesse período o seu nome já não era mais Saulo, mas Paulo onde todos começaram a te chamar dessa forma. (Atos 13:9,13)

Chegando em Perge que era uma cidade de Panfilia a uns 10 Km da costa e 5 Km ao oeste do rio Kaistros, onde teve uma baixa em sua equipe, pois o seu auxiliar João o deixou e foi embora. (Atos 13:13)

Então saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisidia e entrando na sinagoga ali pregou e ensinou a Palavra de Deus. Antioquia foi uma cidade antiga erguida na margem esquerda do rio Orentes e hoje é a moderna Antaquia na Turquia (Atos 13:14-41). Após isso sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio(Atos 13:51).

Icônio era uma antiga cidade do sul da provincia romana da Galácia, onde o apóstolo Paulo pregou conforme esta escrito em (Atos 14:1-5). Segundo mostra aqui Paulo e Barnabé pregou na sinagoga onde uma grande multidão de judeus e gregos converteram-se.

Saindo de Icônio foram fugidos para Listra de Derbe cidades da Licaônia e ali pregavam e evangelho de Cristo. Em Listra havia um certo homem aleijado dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Paulo fitando os olhos nele viu que o homem tinha fé para ser curado e disse: "Levanta-te direito sobre teus pés". E ele saltou ,e andava as pessoas de Listra
pensaram que ele era um deus e quiseram sacrificar para ele. Depois as pessoas se voltaram contra ele o apedrejando e expulsando da cidade(Atos 14:6-20).
Em Serbe ele faz a última visita entre as cidades onde anunciavam o evangelho e fez ali muitos discipulos(Atos 14:20). Derbe era uma antiga cidade da província romana da Licônia e que pasou a fazer parte do sul da Galacia.
Após estas visitas missionário Paulo começa sua viagem de volta (Atos 14:21-28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!