18 de jun. de 2008

Evite a divisão do Corpo de Cristo

A mim como pastor, e pregador do evangelho da graça de Deus, é muito doloroso saber que dentro da igreja, do corpo de Cristo, está havendo tantas divisões. A quantidade de divisões, rebeliões, separações que vem acontecendo em muitas igrejas é simplesmente lamentável. Quantos grupos de louvor, já não se desfizeram, foram embora, quantos pastores abandonaram suas antigas denominações? Então uma pergunta tem pairado na mente de muitos evangélicos, porque tudo isto está acontecendo? Será que a bíblia possui resposta para esse fenômeno? Eu lhes digo que a bíblia tem resposta para todo tipo de pergunta, pois ela é a voz de Deus. A primeira coisa que precisamos entender, é que divisão, facção, contendas, não são coisas novas, mas sim muito antigas, o próprio apóstolo Paulo enfrentou isto.

Vejamos isto; 1 Corintios 1:10-12 - Rogo-vos, irmãos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer. - Pois a vosso respeito, meus irmãos, fui informado, pelos da casa Cloe, de que há contendas entre vós. - Refiro-me ao fato de cada um de vós dizerdes: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.

Corintios 3:3 Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?Então segundo esse texto nos mostra de uma forma muita clara, divisões, contendas e ciúmes são coisas que já faziam parte, da igreja primitiva, onde os dons do Espírito Santo, eram presentes, ativos. Agora quero chamar a tua atenção, justamente para esses elementos nocivos, a igreja, que tem por nome; divisão, contenda, facção, e ciúmes. Porque essas coisas perturbam tanto a obra de Deus, aqui na terra? Segundo a bíblia o que seriam essas coisas, qual a definição bíblica, para divisão, contenda, ciúme, facção? Na epistola que Paulo escreve aos Gálatas, encontramos tal definição.

Gálatas 5:19 -21 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias.. Então divisão, contenda, ciúme, inveja, facção, inimizade são obras da carne, e nós sabemos que a carne é inimizade, contra Deus, pois ela não se sujeita a Lei de Deus. Vejamos isto na epistola aos Romanos;

Romanos 8:7 - Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Versículo (8) Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Observe que as pessoas que via de regra, são causadoras de problemas dentro da Igreja, estão inseridas neste contexto. São pessoas que não possuem uma vida espiritual, nada boa, quem são aqueles que promovem divisões no corpo de Cristo se não aqueles, que estão na carne. A pessoa espiritual, jamais, vai está com mentira, jogando, irmão contra irmão, com fofocas, espalhando contendas, com inveja do irmão, falando mal do pastor, da liderança da igreja, aqueles que assim agem, ainda não experimentaram um arrependimento genuíno, não nasceram de novo, são velhas criaturas, estão sendo guiados não pelo espírito, mas sim pela carne;

2 Corintios 5:17 - E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. Observe que “SE” é uma condição, ou seja existe a possibilidade de alguém está ou não em Cristo. Se está em Cristo às coisas antigas passaram, se não está em Cristo, continuam praticando coisas antigas, obras da carne. Infelizmente hoje em dia, muitos desses problemas de divisão, facção, inimizade, contenda, ciúme tem acontecido nas igrejas por desobediência à palavra de Deus. A forma como os crentes hoje em dia reconhecem um convertido a Jesus, é simplesmente preocupante. Basta alguém adentrar no santuário, assistir ao culto, e no final atender a um apelo do pregador, que via de regra constrange os visitantes para que esses aceitem a Jesus levantando as mãos, e vindo até à frente do altar, logo toda a igreja o tem como alguém, que decidiu aceitar Jesus. Isto é um perigo, isso está dividindo a igreja, está trazendo grandes problemas, para o corpo de Cristo. O povo evangélico é muito inocente nessa área. A primeira coisa, que precisamos, entender é que Jesus, não é mercadoria, não é cocada, ou água, para que ninguém saia por aí oferecendo ele, Jesus é o Deus todo poderoso. Não é o homem, que aceita, nem quem escolhe a Cristo, mas sim Cristo quem escolhe o homem, isto precisa ficar muito claro.

João 15:16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros.

João 6:37 Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

João 6:44 Ninguém pode vir a mim se o Pai, que mim enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

João 6:65 E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. Esse sistema de apelo, para aceitar a Jesus dentro da igreja, abre as portas para que o Joio entre com muita facilidade, e muitas vezes o Joio, tem aparência de Ovelha, e engana a muitos. Veja o que disse Jesus;

Mateus 7:15-20 Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, por ventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois pelos seus frutos os conhecereis. Que frutos são esses que Jesus disse que a árvore boa tem que dá ?

Gálatas 5:22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio... Esses são os frutos que todo convertido tem que manifestar. Agora esses frutos não são o resultado, de nenhum esforço humano, de nenhuma obra sacrificial, como jejuns, vigílias, batismo, circuncisão, sobe monte, desce monte... O responsável direto pela produção desse fruto na vida do crente é o próprio Deus. É ele quem implanta essas extraordinárias qualidades morais, essas virtudes extraordinárias que são o fruto do Espírito Santo. Esse fruto do Espírito está em oposição às obras da carne. Um pecador por natureza produz as obras da carne, quando Deus o chama das trevas para a sua maravilhosa luz, e o Espírito Santo desce, sobre a pessoa, naquele momento a divina semente é implantada, e dentro em breve começará a brotar. Jesus disse toda árvore boa produz frutos bons. A linguagem aqui usada por Jesus, é metafórica, árvore quer dizer pessoa, fruto diz respeito as obras, ao caráter que ela manifesta. Agora é bom lembrar, que assim como uma árvore leva tempo para crescer, e dá fruto, assim também leva tempo para se saber se realmente ouve conversão, na vida da pessoa. Pois se realmente o Espírito Santo desceu na vida dela, apartir do momento em que ela passar a vir aos cultos e começar a ouvir o evangelho, ela começará a obedecer à voz de Jesus.

João 10:27 - As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.

João 8:47 - Quem é de Deus ouve as palavras de Deus. A ovelha obedece à voz do pastor, o cabrito, o lobo, o joio, são desobedientes, eles não podem obedecer à voz de Deus. Jesus disse acautelai-vos pois os lobos se apresentam disfarçados de ovelhas. Eles muitas vezes pregam o evangelho, dão dizimo, cantam louvores, saúdam os irmãos com a paz de Cristo, vão aos cultos, chegam até mesmo a participar do coral, em fim eles conseguem enganar a muitas pessoas dentro da igreja. Menos a Deus, que sabe todas as coisas.

2 Timóteo 2: 19-20 Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.Ora numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns para honra; outros, porém, para desonra. O que a bíblia está dizendo é que na igreja não está somente o trigo, a ovelha, o eleito o salvo, mas também o lobo, o cabrito, o joio. Talvez você possa estar dizendo nesse momento, assim porque Deus, permite que por vezes o joio entre dentro da igreja?

Provérbios 16:4 O Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso para o dia da calamidade. Deus está no controle absoluto, até mesmo das malignidades do diabo, nada foge ao controle de Deus, ele é soberano, ele é o todo poderoso, só ele reina e reinará para sempre.Que este estudo te ajude a compreender melhor os propósitos de Deus, em todos os sentidos...

Pastor Antônio José

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!