5 de jul de 2008

A mulher de Apocalipse 12 : Quem é?

Apocalipse- Coroa de estrelas ...

Apocalipse 12: 1-6

"E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias."

Pergunta:

"Quem é a mulher falada em Apocalipse 12? Se trata realmente de Jerusálem? Tenho algumas dúvidas em relação a interpretação desse texto.PAZ! "

Resposta : A Mulher é Israel/Jerusalém.

Vários elementos do simbolismo mostram uma conexão com Gênesis 37:9,10, em que o sol no sonho de José, representa Jacó; a lua Raquel, as estrelas as tribos de Israel.

As figuras de linguagem referentes a Israel como uma parturiente no A.T sustentam essa interpretação (Is 26:17,18; 66:7; Jr 4:31; 13:21; Mq 4:10; 5:3), como também o faz a referência à arca da aliança de Israel no versículo imediatamente atencedente a Apocalipse 12;1 (11:19).

A "judaicidade" do contexto encontra apoio adicional nas referencias às doze tribos de Israel em 7:5-8 e 21 e para o templo e Jerusalém em 11:1-13.

Neste capítulo lemos que o "dragão" persegue a "mulher"(Israel) que "deu à luz a um filho varão" (o judaísmo, que nos deu Jesus O Messias).

Esses versículos mostram claramente que estão num cumprimento futuro na grande tribulação, mais claro que nos remete ao pensamento e lembrança de quando Satanás fez sua investida direta contra Cristo quando este nasceu.

Porém todos os detalhes apontam para a identificação da mulher como símbolo do Israel nacional.É só não desinterpretar a escritura que está clara.O Capítulo 12 fala da continua animosidade de Satanás contra Israel, em geral, e contra seu Messias.

Prof. Rodrigo Martins

19 comentários:

  1. Me desculpe, não quero gerar contendas nem discussão, mas a luz que eu tenho é que a mulher de apocalipse 12 é a igreja no aspecto universal (todos os crentes do universo) e o filho varão que nasce da mulher são os vencedores, que hão de reger as nações conforme a parábola das minas de Lucas (não lembro o capitulo). Sem duvida o dragão é Satanás e a terça parte das estrelas que ele arrasta são os anjos caídos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz,concordo com Régis...mas acredito seriamente que nesse estudo cabem muitas interpretações... contudo essa acima citada(Regis) faz parte.

      Excluir
    2. O que me deixa intrigado é o versículo 17 do cap. 12: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus;". Esse versículo fala que a mulher tinha outros filhos e que esses guardavam os mandamentos de Deus e tinham o testemunho de Jesus. Quem seriam esses? O contexto dá a entender que eles enfrentariam a grande tribulação, pois pelejariam com o dragão após este ter sido lançado do céu para a terra (v.8-9 e 17). Agora, se eles guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus, por que eles também não seriam vencedores?

      Excluir
  2. perdoe-me se pareço polêmico mas o filho varão é Jesus;não tem como serem os crentes pois eles não são filhos da igreja...os crentes SÃO a igreja...se satã quer destruir os filhos da igreja então a igreja não é o povo e sim uma instituição...a mulher é Israel...sem dúvida...Deus abenções a todos.

    ResponderExcluir
  3. sinto muito mais vcs pra falarem mau dos católicos inventam muito leiam com o coração e com a verdade e não pela vista de seus religiosos

    ResponderExcluir
  4. O sonho de José se cumpriu, onde o Sol e a Lua representam o governo da casa dele. O Sol e a Lua eram colocados como deuses, junto com as estrelas do céu. Salmo 72:4,5. Os livros de Isaías e Joel falam de profecias em que os céus são abalados e vem o governo de Deus (reino), o que condiz com Apocalipse. Ora a mulher é de fato reflete Israel, mas um Israel que gera descendentes seguidores do Senhor, o que é mostrado nos versos seguintes. Jesus é o varão, como está escrito. Mas vemos outros descendentes. João 1:47, Hebreus 8:8-10, Gálatas 3:7, Lucas 3:8 e Romanos 9:6 mostram que o verdadeiro israelita é o que é nascido de Deus.
    O nascimento de Jesus abalou as gerações e em Cristo foi feita nova aliança. O governo de Deus é maior do que do Sol e da Lua.
    Ao fim a cidade não precisará nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada (Apocalipse 21:23). Explicações sobre Cristo e a Igreja estão na continuação do texto.

    ResponderExcluir
  5. O nome Israel tem o sentido de reinar ou lutar com Deus. E foi dado a Jacó por ter ele lutado como príncipe. Deus participa de suas batalhas ou você vive lutando contra Deus? Já estamos vivendo uma batalha, de que lado estás?

    ResponderExcluir
  6. A MULHER DO APOCALIPSE É MARIA!!!

    ResponderExcluir
  7. Se Maria fosse essa mulher de Apocalipse 12, comprovaria a sua pecaminosidade, porque ela estava com dores de parto e gritava com suas dores.Porque as dores são o castigo do pecado cometido por Eva. Essa mulher é Israel que aguardava desde Genesis 3,15 o Messias.

    ResponderExcluir
  8. A BÍBLIA É MISTÉRIO
    SÓ O TEMPO VAI REVELAR ESSA MULHER FUTURA QUE ESTARÁ GRAVIDA DOS SOFRIMENTOS GERADO POR HONRAR O REI JESUS CRISTO COM PERFEIÇÃO .
    EU PENSO ASSIM
    APARECIDA - PROFETISA CRISTÃ
    MISSAONACIONAL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  9. esta mulher não pode ser a igreja porque jesus não foi tirado da igreja mas a igreja de jesus ;se jesus tivese sido tirado da igreja jesus seria nosso filho mais a igreja foi tirada de jesus veja joão capitulo 1 veso 12. nos é quem fomos tirado dele pelo o sangue do cordeiro esta mulher não é maria por que maria não teve 12 filhos e nem so jesus .israel sim teve 12 filhos então esta mulher éo povo de israel;as 12 estrela representa israel o filho é jesus

    ResponderExcluir
  10. Esta mulher é sim a igreja. Lembrem-se que Jesus disse: quem são minha mãe ou meus irmãos? São meus irmãos, mãe ..., aqueles que fazem a vontade do Pai...

    ResponderExcluir
  11. José Daniel Marques da Silva3 de dezembro de 2012 21:22

    Concordo plenamente que essa mulher é Israel, primeiro de tudo a igreja é a noiva do cordeiro não poderia esta gravida com dores de parto, a igreja é pura. Tambem não poderia ser Maria, porque Maria faz parte da igreja e esta dentro desse contexto. Assim olhando por essa otica entendemos que Israel cabe mais nessa estrutura profetica a biblia fala para 3 tipos de povos e com certeza Israel é um deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mulher de apocalipse 12 e uma igleja eacaracteristica desta igleja e que ela guarda os mandamentos de deus etem a fe em jesus

      Excluir
    2. e0 dragao irou contra amulher e foi fazer guerra contra oresto da sua semente os que guardam os mandamentos de deus e tem a fe em jesus ou seja nao pode ser a igleja catolica pois ela nao guarda os mandamentos de deus mais sim do papa

      Excluir
  12. esta mulher é a igreja.

    ISRAEL de DEUS escondida entre os gentios a nação de Israel não está escondida e nem precisa se esconder, pois não creram que JESUS passou por lá, logo se conclui que eles não tem a fé em JESUS e que só a igreja de Cristo é perseguida por satanás.

    ResponderExcluir
  13. esta mulher é a igreja.

    ISRAEL de DEUS escondida entre os gentios a nação de Israel não está escondida e nem precisa se esconder, pois não creram que JESUS passou por lá, logo se conclui que eles não tem a fé em JESUS e que só a igreja de Cristo é perseguida por satanás.

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!