5 de jul. de 2008

A mulher de Apocalipse 12 : Quem é?

Apocalipse- Coroa de estrelas ...

Apocalipse 12: 1-6

"E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias."

Pergunta:

"Quem é a mulher falada em Apocalipse 12? Se trata realmente de Jerusálem? Tenho algumas dúvidas em relação a interpretação desse texto.PAZ! "

Resposta : A Mulher é Israel/Jerusalém.

Vários elementos do simbolismo mostram uma conexão com Gênesis 37:9,10, em que o sol no sonho de José, representa Jacó; a lua Raquel, as estrelas as tribos de Israel.

As figuras de linguagem referentes a Israel como uma parturiente no A.T sustentam essa interpretação (Is 26:17,18; 66:7; Jr 4:31; 13:21; Mq 4:10; 5:3), como também o faz a referência à arca da aliança de Israel no versículo imediatamente atencedente a Apocalipse 12;1 (11:19).

A "judaicidade" do contexto encontra apoio adicional nas referencias às doze tribos de Israel em 7:5-8 e 21 e para o templo e Jerusalém em 11:1-13.

Neste capítulo lemos que o "dragão" persegue a "mulher"(Israel) que "deu à luz a um filho varão" (o judaísmo, que nos deu Jesus O Messias).

Esses versículos mostram claramente que estão num cumprimento futuro na grande tribulação, mais claro que nos remete ao pensamento e lembrança de quando Satanás fez sua investida direta contra Cristo quando este nasceu.

Porém todos os detalhes apontam para a identificação da mulher como símbolo do Israel nacional.É só não desinterpretar a escritura que está clara.O Capítulo 12 fala da continua animosidade de Satanás contra Israel, em geral, e contra seu Messias.

Prof. Rodrigo Martins

19 comentários:

  1. Me desculpe, não quero gerar contendas nem discussão, mas a luz que eu tenho é que a mulher de apocalipse 12 é a igreja no aspecto universal (todos os crentes do universo) e o filho varão que nasce da mulher são os vencedores, que hão de reger as nações conforme a parábola das minas de Lucas (não lembro o capitulo). Sem duvida o dragão é Satanás e a terça parte das estrelas que ele arrasta são os anjos caídos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e Paz,concordo com Régis...mas acredito seriamente que nesse estudo cabem muitas interpretações... contudo essa acima citada(Regis) faz parte.

      Excluir
    2. O que me deixa intrigado é o versículo 17 do cap. 12: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus;". Esse versículo fala que a mulher tinha outros filhos e que esses guardavam os mandamentos de Deus e tinham o testemunho de Jesus. Quem seriam esses? O contexto dá a entender que eles enfrentariam a grande tribulação, pois pelejariam com o dragão após este ter sido lançado do céu para a terra (v.8-9 e 17). Agora, se eles guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus, por que eles também não seriam vencedores?

      Excluir
  2. perdoe-me se pareço polêmico mas o filho varão é Jesus;não tem como serem os crentes pois eles não são filhos da igreja...os crentes SÃO a igreja...se satã quer destruir os filhos da igreja então a igreja não é o povo e sim uma instituição...a mulher é Israel...sem dúvida...Deus abenções a todos.

    ResponderExcluir
  3. sinto muito mais vcs pra falarem mau dos católicos inventam muito leiam com o coração e com a verdade e não pela vista de seus religiosos

    ResponderExcluir
  4. O sonho de José se cumpriu, onde o Sol e a Lua representam o governo da casa dele. O Sol e a Lua eram colocados como deuses, junto com as estrelas do céu. Salmo 72:4,5. Os livros de Isaías e Joel falam de profecias em que os céus são abalados e vem o governo de Deus (reino), o que condiz com Apocalipse. Ora a mulher é de fato reflete Israel, mas um Israel que gera descendentes seguidores do Senhor, o que é mostrado nos versos seguintes. Jesus é o varão, como está escrito. Mas vemos outros descendentes. João 1:47, Hebreus 8:8-10, Gálatas 3:7, Lucas 3:8 e Romanos 9:6 mostram que o verdadeiro israelita é o que é nascido de Deus.
    O nascimento de Jesus abalou as gerações e em Cristo foi feita nova aliança. O governo de Deus é maior do que do Sol e da Lua.
    Ao fim a cidade não precisará nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada (Apocalipse 21:23). Explicações sobre Cristo e a Igreja estão na continuação do texto.

    ResponderExcluir
  5. O nome Israel tem o sentido de reinar ou lutar com Deus. E foi dado a Jacó por ter ele lutado como príncipe. Deus participa de suas batalhas ou você vive lutando contra Deus? Já estamos vivendo uma batalha, de que lado estás?

    ResponderExcluir
  6. Se Maria fosse essa mulher de Apocalipse 12, comprovaria a sua pecaminosidade, porque ela estava com dores de parto e gritava com suas dores.Porque as dores são o castigo do pecado cometido por Eva. Essa mulher é Israel que aguardava desde Genesis 3,15 o Messias.

    ResponderExcluir
  7. A BÍBLIA É MISTÉRIO
    SÓ O TEMPO VAI REVELAR ESSA MULHER FUTURA QUE ESTARÁ GRAVIDA DOS SOFRIMENTOS GERADO POR HONRAR O REI JESUS CRISTO COM PERFEIÇÃO .
    EU PENSO ASSIM
    APARECIDA - PROFETISA CRISTÃ
    MISSAONACIONAL@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  8. esta mulher não pode ser a igreja porque jesus não foi tirado da igreja mas a igreja de jesus ;se jesus tivese sido tirado da igreja jesus seria nosso filho mais a igreja foi tirada de jesus veja joão capitulo 1 veso 12. nos é quem fomos tirado dele pelo o sangue do cordeiro esta mulher não é maria por que maria não teve 12 filhos e nem so jesus .israel sim teve 12 filhos então esta mulher éo povo de israel;as 12 estrela representa israel o filho é jesus

    ResponderExcluir
  9. Esta mulher é sim a igreja. Lembrem-se que Jesus disse: quem são minha mãe ou meus irmãos? São meus irmãos, mãe ..., aqueles que fazem a vontade do Pai...

    ResponderExcluir
  10. José Daniel Marques da Silva3 de dezembro de 2012 às 21:22

    Concordo plenamente que essa mulher é Israel, primeiro de tudo a igreja é a noiva do cordeiro não poderia esta gravida com dores de parto, a igreja é pura. Tambem não poderia ser Maria, porque Maria faz parte da igreja e esta dentro desse contexto. Assim olhando por essa otica entendemos que Israel cabe mais nessa estrutura profetica a biblia fala para 3 tipos de povos e com certeza Israel é um deles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a mulher de apocalipse 12 e uma igleja eacaracteristica desta igleja e que ela guarda os mandamentos de deus etem a fe em jesus

      Excluir
    2. e0 dragao irou contra amulher e foi fazer guerra contra oresto da sua semente os que guardam os mandamentos de deus e tem a fe em jesus ou seja nao pode ser a igleja catolica pois ela nao guarda os mandamentos de deus mais sim do papa

      Excluir
  11. esta mulher é a igreja.

    ISRAEL de DEUS escondida entre os gentios a nação de Israel não está escondida e nem precisa se esconder, pois não creram que JESUS passou por lá, logo se conclui que eles não tem a fé em JESUS e que só a igreja de Cristo é perseguida por satanás.

    ResponderExcluir
  12. esta mulher é a igreja.

    ISRAEL de DEUS escondida entre os gentios a nação de Israel não está escondida e nem precisa se esconder, pois não creram que JESUS passou por lá, logo se conclui que eles não tem a fé em JESUS e que só a igreja de Cristo é perseguida por satanás.

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!