3 de dez. de 2008

As 12 Tribos de Israel (Tribo de Benjamim)

Benjamim.

Benjamim foi, segundo narra a Bíblia, o filho mais novo de Jaco ou Israel com sua mulher Raquel, que morre no seu parto.
Benjamim foi o único irmão por parte de mãe de José, que se tornaria mais tarde governador do Egito. Foi da descendência de Benjamim que surgiu o primeiro rei de Israel, Saul.

Tribo de Benjamim.

A tribo de Benjamim era uma das doze tribos de Israel. Recebeu o nome do filho mais novo de Jacob (Israel) e Raquel. As pessoas desta tribo eram chamados benjamitas.
Na altura da divisão de Canaan, ficou com o território entre Efraim a Norte e Judá a Sul. Embora fosse um território pequeno e montanhoso, era fértil e incluía cidades importantes como Jerusalém, Jericó, Betel, Gibeon e Mispá entre outras.
Um benjamita importante foi Eúd, o segundo juiz referenciado no Livro de Juízes. Saul, o primeiro rei de Israel oficialmente reconhecido como tal, era benjamita, filho de Quis. A partir daí, a linhagem real passou a ser da Tribo de Judá.
Quase que a tribo foi aniquilada pelas restantes tribos por ter protegido os habitantes de Gibea. A história encontra-se no Livro de Juízes nos capítulos 19, 20 e 21.
Quando se deu a divisão do reino, Benjamim permaneceu fiel à casa de David e, portanto, formou um reino com a Tribo de Judá, ao passo que as restantes dez tribos (também chamadas de Tribos do Norte) formavam um outro reino Israel.
Juntamente com Israel, os benjamitas foram dos que mais engrossaram o número dos que regressaram.

Simbolo da Tribo de Benjamim.



Fonte de Estudo: Wikipedia.

Ricardo Fabris (I.C.P.B.B)

4 comentários:

  1. Heb. Benya-min "filho da minha mão direita ". O filho mais jovem de Jacó. A sua mãe Raquel morreu ao lhe dar à luz:


    Gen 35:16-19 "E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto. E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás. E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim. Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém."

    ***

    Benjamim, nome do filho mais moço dos doze filhos de Jacó. Sendo ele o último de Jacó, e pelas circunstâncias de seu nascimento e a morte de Raquel, tornou-se peculiarmente querido do seu pai. (Gen. 49:27) “... Benjamin é um lobo indócil. Ele come uma porção pela manhã e divide sua presa à tarde...”. Moisés, em Deut. 33:12, dirá assim: “... Benjamim, aquele amado de D-us morará em segurança, junto a ele. O Eterno o protegerá para sempre, e entre os ombros (abaixo do cume) do monte habitará o Santuário (Beit Hamikdash)...”

    ou seja, quem é descendente da tribo de Benjamim recebeu acredito que a maior bênçõ de todas!!! Ele é filho da mão direita do Pai... Basta perseverar até o fim.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Uma pessoa me disse que hoje só existem descendentes da tribo de Judá e um pequeno número da tribo de Benjamim. Não entendo de onde alguém tira uma conclusão dessa e gostaria que esclarecesse de onde surgiu esse argumento.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. bons comentários. sempre gosto de aprender com os erros dos outros. É muito bom saber que alguem errou e tiramos a conclusão daquele que está correto.

    ResponderExcluir
  4. bons comentários. sempre gosto de aprender com os erros dos outros. É muito bom saber que alguem errou e tiramos a conclusão daquele que está correto.

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!