13 de fev. de 2009

(Tema 7) MÚSICA RELIGIOSA - Um eco do invisível

"Eu, porém, agradecerei a Deus a sua justiça e cantarei louvores ao SENHOR, o Deus Altíssimo". (Salmo 7:17)

A música sacra é um dom de Deus. Quando usada corretamente, pode melhorar nossa vida cristã, ajudando-nos na expressão de nossa adoração.
A música sacra pode ser usada como:
# Um método de louvar a Deus
# Uma ajuda para resistir ás tentações
# Uma ferramenta contra o desânimo
# Uma maneira eficaz de compartilhar verdades espirituais com os outros
# Uma maneira fácil de decorar as Escrituras
# Um método de expressão
# Uma ajuda para relaxar

Davi concluiu o livro de Salmos com as palavras: “Todos os seres vivos louvem o Senhor”. (Salmo 150:6) Algumas denominações não permitem quaisquer instrumentos musicais na igreja. Eles acham que os instrumentos são usados pelo diabo. Algumas pessoas acham que qualquer música sacra tocada numa guitarra soa como mundana. Outros acham que a música religiosa, não importa quão “rebelde”, deveria ser tocada para alcançar o maior número de pessoas possível. Compare o Salmo 149 com Habacuque 2:20 e Zacarias 2:13. Esses textos descrevem duas atitudes de adoração.

Uma das histórias mais interessantes da Bíblia conta como um coral liderou uma batalha. Um enorme exército veio inesperadamente lutar contra o rei Josafá. Ele reuniu todo o povo para orar. Deus imediatamente falou através de um profeta que o rei deveria enfrentar o inimigo – parado! Deus lutaria por eles. O rei decidiu que, já que não iriam lutar, ele enviaria o coro na frente. Leia a conclusão em 2 Crônicas 20:22.

A música tem sido muitas vezes um motivo para controvérsias. No ano 360 d.C. o concílio de Laodicéia decidiu que “nenhum salmo composto por indivíduos ou qualquer livro não canônico poderia ser lido na igreja; apenas o Antigo Testamento”. Em 653 d.C. foi ordenado que “de hoje em diante ninguém será eleito para qualquer cargo eclesiástico caso não saiba perfeitamente o livro dos Salmos inteiro ou os hinos conhecidos e cantados na pela igreja...”.

O povo de Israel cantava músicas para alegrar o caminho enquanto viajavam através do deserto. É nosso privilégio cantar enquanto passamos pelo deserto da vida também.

Há uma música que todo cristão deveria aprender. Pode ser encontrada em Apocalipse 15:3.

O dom da música está ao seu alcance. O que você fará com ele?

Fonte: Bíblia on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!