6 de jun. de 2009

Estudo sobre Apocalipse - 6ª Parte

Carta à Igreja de Sardes

Apocalipse 3:1-6

“Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas.”

Exegese

Versículo 1: “Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto.”

O Senhor tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. A Igreja de Sardes tinha muitas fraquezas em sua vida de fé. Deus advertiu a Igreja a viver pela fé. Deus disse aqui ao servo da Igreja de Sardes, “você tem um nome que vive, mas você está morto”. Assim, Deus quis dizer que a fé do servo da Igreja de Sardes estava morta para todos os fins práticos.

Versículo 2: “Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus.”

O Senhor não permitiu mais que o anjo da Igreja de Sardes continuasse na infidelidade. Ele repreendeu a Igreja porque ela vivia sem a fé completa na Palavra de Deus. Para os santos, não viver suas vidas crendo inteiramente em toda a Palavra escrita de Deus é como viver cometendo pecados diante da presença de Deus.

Mesmo quando são fracos, se os santos vivem pela fé na Palavra de Deus, eles serão exaltados diante de Deus e dos homens. Para nos tornarmos santos cuja fé é completa, nós devemos viver nossas vidas crendo e seguindo a Palavra de Deus, que nos tornou totalmente santos.

Versículo 3: “Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.”

Os santos e servos da Igreja Primitiva tinham que fazer imensuráveis sacrifícios para ouvir e guardar o evangelho da água e do Espírito. O Senhor, portanto, falou para eles não perderem a sua fé neste precioso evangelho da água e do Espírito, o evangelho que custou tantos sacrifícios e até mesmo as suas vidas inteiras para recebê-lo. Os crentes devem demonstrar claramente a sua fé e suas obras para Deus guardando com firmeza este evangelho da perfeita salvação da água e do Espírito.

Aqueles que são salvos devem sempre lembrar como primeiramente ouviram e creram no evangelho da água e do Espírito, vivendo suas vidas em agradecimento pela graça da salvação. Os santos nascidos de novo e servos devem sempre compartilhar o quão grande e abençoado é o evangelho que receberam do Senhor. Caso contrário, eles permanecerão no lugar dos tolos, não sabendo quando o Senhor retornará a esta terra.

Versículo 4: “Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas.”

Todavia, o Senhor nos diz que a Igreja de Sardes ainda tinha alguns crentes que, não tendo contaminado as suas vestes, estavam firmes em sua fé. O Senhor também diz que estes santos fiéis viverão como servos de Deus, que, revestidos de Sua justiça, andarão com o Senhor. Eles poderão andar com Deus, porque sua fé foi digna de andar com Ele.

Os santos cuja fé é aprovada por Deus seguem ao Senhor por onde Ele os guie. O fato de eles não terem contaminado suas vestes significa que, confiando na Palavra do Senhor, eles não se renderem às coisas do mundo. Aqueles que foram revestidos com as vestes da justiça pelo evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor se apegam com firmeza à Sua Palavra e não têm compromisso com o mundo. Eles desenham, em outras palavras, uma clara linha de separação dos falsos evangelhos.

Aqueles que foram vestidos de branco pela crença no evangelho do Senhor trabalham para o Seu evangelho e vivem uma vida nesse mundo de quem anda com Ele. É por isso que o Senhor está sempre com eles, pois sempre O seguem pela crença na Sua Palavra.

Versículo 5: “O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”

Aqueles que vencerem o mundo pela crença na Palavra de Deus viverão eternamente, vestidos na justiça de Deus como Seus santos e servindo às obras de Deus. O Senhor também aprovará a sua fé e escreverá seus nomes no Livro da Vida, e estes nomes não serão apagados para sempre.

A Palavra da promessa do nosso Senhor nos fala que, aqueles que têm a verdadeira fé, certamente triunfarão em sua batalha contra os inimigos de Deus. “O que vencer será assim vestido de vestes brancas.” As vestes brancas aqui significam a vitória na batalha da fé contra os inimigos de Deus. Aos vencedores da fé é dada a benção, pela qual seus nomes não serão apagados do Livro da Vida para sempre. E seus nomes também serão escritos na Nova Jerusalém. “Confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos anjos”. “Confessar” aqui significa que o Senhor aprovará a sua fé.

Versículo 6: “Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas.”

Aqueles que têm a verdadeira fé sempre ouvem o que o Espírito Santo diz a eles através de Suas igrejas. Assim, eles vivem com Deus e são constantemente guiados pelo Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!