6 de jun. de 2009

Estudo sobre Apocalipse - 7ª Parte

Carta à Igreja de Filadélfia

Apocalipse 3:7-13

“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Exegese

Versículo 7: “Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá:”.

O Senhor reina sobre o Reino do Céu como Rei de todas as coisas. Ele é Deus com absoluta autoridade e poder – O que Ele abre ninguém pode fechar e o que Ele fecha ninguém pode abrir. O Senhor é o Deus perfeito que veio a esta terra e libertou os pecadores de todos os seus pecados com o evangelho da água e do Espírito. O portão do Céu só pode ser aberto com a chave do evangelho da água e do Espírito dado pelo Senhor. Nada mais pode abri-la, pois tudo o que pertence a este Reino depende do nosso Senhor Deus.

Versículo 8: “Conheço as tuas obras—eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar—que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.”

O Senhor abriu a porta do evangelismo através da igreja de Deus. Assim, ninguém pode fechar a porta sem a permissão do Senhor. Os santos devem portanto se apegar à sua primeira fé até o final, quando o Senhor retornar. Este é o tipo de fé que os servos de Deus e Seus santos devem ter. A sua fé não deve ser do tipo cujo início é grande, mas que o fim é a morte. Eles devem guardar a primeira e imutável fé que o Senhor deu a eles.

A fé dos santos é a fé no evangelho da água e do Espírito, que crê no fato de que o Reino do nosso Senhor virá para esta terra e para o Novo Céu e Nova Terra, e que todos viveremos neste Reino para sempre. Os santos devem se apegar a essa fé até o dia que se encontrarem com o Senhor.

O servo e os santos da Igreja de Filadélfia tinham pouca força. Eles também tinham muitas fraquezas. Contudo, o mais importante, eles guardaram a Palavra de Deus e não negaram o nome do Senhor

Versículo 9: “Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei.”

Deus disse que Ele traria alguns dos falsos crentes e os deixaria de joelhos, para que soubessem o quanto Deus realmente amava a Igreja de Filadélfia, uma Igreja Dele.

A passagem “Sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são” se refere aos Judeus que achavam que estavam glorificando a Deus com sua fé. Mas muitos deles, na verdade, não estavam. Pelo contrário, tinham se tornado servos de Satanás e estavam atrapalhando a Igreja de Deus e Seus santos.

Nós precisamos perceber que hoje, como antes, muitos daqueles que clamam o nome de Jesus e O adoram também se tornaram servos de Satanás, sendo usados pelo Diabo como seu instrumento. Deus mostrou um amor particular ao servo da Igreja de Filadélfia, a quem Ele amou e usou como Seu vaso de honra.

Versículo 10: “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.”

Em particular, o Senhor elogiou o servo da Igreja de Filadélfia por guardar o Seu mandamento de perseverar. Sem este tipo de paciência especial, de fato, nós não podemos esperar pelo cumprimento de todas as promessas da Palavra de Deus. Para guardarmos o Seu mandamento de perseverar, devemos ter fé absoluta na Palavra de Deus. Por sua perseverança, o Senhor deu à Igreja de Filadélfia uma recompensa especial. Esta recompensa especial veio na forma de guardar a Igreja de Filadélfia na hora da provação. A hora da provação aqui se refere ao impedimento do Anticristo.

Versículo 11: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

Porque o retorno do Senhor é iminente, os santos devem defender e guardar a sua fé no evangelho da água e do Espírito. Eles também devem crer e aguardar em sua esperança pelo Novo Céu e Nova Terra prometida por Deus. Os servos de Deus devem estar com os santos e guardá-los de perder sua fé, para que a recompensa de Deus não seja roubada deles.

Versículo 12: “Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.”

Aqueles que vencerem Satanás integrarão a coluna dos mártires. Seus nomes serão escritos no Santo Templo do Reino de Deus. Mesmo agora, eles estão sendo usados como grandes trabalhadores na igreja de Deus e continuarão a ser usados como instrumentos pelo Senhor.

Versículo 13: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

Aqueles que têm ouvidos para ouvirem a Palavra de Deus são os servos de Deus e Seus santos. Eles ouvem o que o Espírito diz, através da Igreja de Deus. Assim, os servos de Deus e Seus santos devem permanecer dentro da igreja que Ele os deu e devem proteger e defender esta igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!