5 de mar. de 2012

Unidade do Corpo de Cristo. (Lição 3)

A UNIDADE REPRESENTADA POR SÍMBOLOS


Na Bíblia, encontramos imagens representativas da Igreja:
O corpo, a noiva e o edifício.
Cada símbolo refere-se a um aspecto da unidade na Igreja:
Espiritual, racional e físico, isto é, a unidade no espírito, a unidade na mente e a unidade no corpo, respectivamente.

Esses símbolos são tratados com mais detalhes na revista sobre a Igreja, nas lições n° 8 e 9. Aqui, abordamos, somente, os aspectos referentes à Unidade.

UNIDADE NO NÍVEL DO ESPÍRITO

A figura utilizada no Novo Testamento, representativa da Unidade no espírito, é a do corpo humano. I Coríntios 12:12-31.

A meta a ser alcançada pela Igreja, deve ser igual à harmonia espontânea da movimentação do corpo humano.

Para o funcionamento normal do corpo, o cérebro determina a ação. Os órgãos, células, nervos, tendões, músculos, exercem suas funções. Tudo está interligado e ligado ao cérebro.

Assim deveria funcionar a Igreja. Este é o desejo de Deus: todos unidos pelo amor e todos juntos ligados a Cristo.

Cristo é a Cabeça da Igreja - Carta aos Colossenses.
A Igreja é o Corpo de Cristo - Carta aos Efésios.


Ecumenismo, CMI - Conselho Mundial das Igrejas, Convenções, Concílios, Ministérios, Confederações, são tentativas humanas para a união de Igrejas.
Estes esforços podem conseguir, por um tempo, uma união aparente, porém, vemos pouco progresso através dos anos.

A verdadeira unidade provém do trabalho do Espírito Santo, no interior de cada pessoa. Esta é uma operação no coração do homem. Não depende de esforços nem de sacrifícios.
Deus requer um coração voluntário e obediente a Ele.

O reconhecimento da nossa fraqueza e da necessidade que temos de receber a cura da alma nos estimula a entregar nossa vida em inteira dependência de Deus.

Todo o ser humano está longe do seu Criador.

“Porque todos pecaram e estão destituídos
da glória de Deus”. Romanos 3:23.

O homem só será feliz quando receber a Vida plena através de Cristo, o único mediador entre Deus e os homens.

“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça,
pela redenção que há em Cristo Jesus ”. Romanos 3:24.

O Espírito Santo opera, em nossas emoções, mente e vontade, na medida em que desejamos. Este é um trabalho que dura toda uma vida. Deus não violenta o livre arbítrio,

“... Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito,
diz o Senhor dos Exércitos”. Zacarias 4:6.

As divisões que acontecem nas Igrejas, resultam de desentendimentos, preconceitos, autoritarismo, manipulação, rebeldia, dificuldade de relacionamento e outros.
Quando a pessoa não abre mão do seu ponto de vista e do seu desejo, impede que a vontade e o pensamento de Deus, sejam conhecidos da Igreja. A unidade é prejudicada.

DIFERENÇA ENTRE A FALSA E A VERDADEIRA UNIDADE:

Falsa Unidade:
Unidade Satânica - União de forças contra Deus. Gênesis 11:6.

“O reino dividido não pode subsistir”. Mateus 12:25-26.

Verdadeira Unidade:
A unidade da Igreja, nos “Últimos Dias”, será estabelecida após a separação entre a Igreja Espiritual e a Igreja Apóstata.

A Igreja apóstata, representada pela Igreja de Laodicéia (Apocalipse 3:14-22) vai se afastando da Palavra de Deus e buscando seu lugar na terra.

Sua mente espiritual vai sendo absorvida pelo pensamento humanista, de que o homem é o seu próprio salvador, e que o bem e a paz mundial serão conquistados com o esforço do homem, esquecendo-se de que o reinado do anticristo será destruído pelo “sopro de Deus”.

Do mesmo modo, a Igreja espiritual, representada por Filadélfia (Apocalipse 3:7-13), vai se aprofundando na comunhão com Deus, no conhecimento espiritual, na fidelidade à Palavra, na preservação da pureza, no uso dos dons, no alcance da maturidade e da unidade, executando a vontade de Deus.

A Igreja Espiritual estará preparada para o enfrentamento das batalhas contra Satanás que opera com todas as suas forças para conseguir seu intento de destruir a Igreja do Senhor.

Esta Igreja terá discernimento e poder para perceber a ameaça e impedir a sua própria destruição, mas estará preparada e fortalecida para sofrer pelo nome de Jesus, a ser perseguida; martirizada ou a ser arrebatada.

“Bem-aventurado sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo,
disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos,
porque é grande o galardão nos céus; por que assim perseguiram os
profetas que foram antes de vós”. Mateus 5:11-12.

“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar
os que habitam na terra”. Apocalipse 3:10.

Espíritos de inimizade e discórdia, a distorção da Palavra, dos conceitos de unidade e de serviço cristão, egoísmo, soberba, rebeldia, divisões, facções... são os problemas da Igreja destes tempos. Esforços humanos não salvarão a Igreja, somente o poder de Deus livra, dirige e defende a sua Igreja.


Fonte: Coletânea de Estudos de Geremias e Nilda Fontes.

2 comentários:

  1. COMUNGAMOS DO MESMO PENSAMENTO, SABE TAMBÉM O QUE MAIS ME INDGNA: "SABER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS FACCIOSAS QUE NÃO ENTENDEM QUE TODOS NÓS, CIRSTÃOS, INDEPENDETEMENTE DA DENOMINÇÃO À QUAL PERTENCEMOS, FAZEMOS PARTE DE UM SÓ CORPO - A IGREJA DE CRISTO.
    NOSSA LUTA NÃO É CONTRA CARNE E SANGUE, MAS SIM CONTRA OS PINCIPADOS E POTESATADES, E CONTRAS AS FORÇAS DO MAL. ORA, O PRÓPRIO MESTRE JESUS ASSIM ADMOESTOU QUE UM REINO DIVIDIDO CONTRA SI MESMO NÃO SUBSISTIRÁ, OU SEJA, NÃO PODE EXISTIR.

    DISCIPULO DO SENHOR JESUS NA IGREJA DE CRISTO.

    ResponderExcluir
  2. COMUNGAMOS DO MESMO PENSAMENTO, SABE TAMBÉM O QUE MAIS ME INDIGNA: "SABER QUE AINDA EXISTEM PESSOAS FACCIOSAS QUE NÃO ENTENDEM QUE TODOS NÓS, CRISTÃOS, INDEPENDETEMENTE DA DENOMINÇÃO À QUAL PERTENCEMOS, FAZEMOS PARTE DE UM SÓ CORPO - A IGREJA DE CRISTO.
    NOSSA LUTA NÃO É CONTRA CARNE E SANGUE, MAS SIM CONTRA OS PINCIPADOS E POTESATADES, E CONTRAS AS FORÇAS DO MAL. ORA, O PRÓPRIO MESTRE JESUS ASSIM ADMOESTOU QUE UM REINO DIVIDIDO CONTRA SI MESMO NÃO SUBSISTIRÁ, OU SEJA, NÃO PODE EXISTIR.

    MARCOS SILVA - DISCIPULO DO SENHOR JESUS NA IGREJA DE CRISTO.

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!