23 de jan. de 2009

TESTE: VOCÊ É O EXEMPLO PARA OS FIÉIS?


"Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza." 1 Tm. 4:12

Ah! Que versículo maravilhoso, ele é um clamor que deve ecoar em nossos corações, entre nossos jovens, obreiros e pastores. O apóstolo Paulo foi muito sábio ao escrever esta mensagem. Ele nos deixou este conselho na primeira epístola a Timóteo. Se você pesquisar sobre Timóteo, verá que ele não desprezou sua juventude, mas foi um servo fiel desde a infância (2 Tm 1:5), acompanhou Paulo em viagens missionárias (At 16:1-4; 17:14,15; 18:5;1 Ts 3:2-6), foi enviado à igreja em Corinto (1 Co 4:17; 16:11), encarregado de cuidar da igreja em Éfeso (1 Tm 1:3; 4:12) e visitou Paulo na prisão (2 Tm 4:9-13). Você é valoroso como Timóteo? Seu pastor ou lider pode contar com seu auxílio, assim como o apóstolo contava com Timóteo? Pense...O Senhor busca jovens santos, que desejam adorá-Lo com inteireza de coração e em verdade, vencendo todas as barreiras que o mundo lança sobre o jovem.
Através deste pequeno versículo, cheio de sabedoria, podemos analisar nossa vida diante de Deus. Faça um teste examinando esta palavra. Para ser o exemplo dos fiéis, de acordo com Paulo, você deve examinar:

1. Suas PALAVRAS

Qual é o tipo de assunto que prende sua atenção numa conversa? Numa reunião entre amigos, você se diverte muito porque é capaz de ficar horas debatendo sobre o novo filme em cartaz, o game do momento, as novidades no mundo da fama e as roupas de grife? E, o que dizer do vocabulário, hein? Você gosta de mantê-lo atual, não é? Como? Ah! A maioria dos jovens usa as gírias que são a identidade de seu grupo e acabam por virar a febre do momento entre a galera. Bem, o que a Bíblia tem a te dizer sobre isso? CUIDADO!!! Lembra que você é a luz do mundo (Mt 5:14) e o sal da terra (Mt 5:13)? Isto quer dizer que você deve ser a diferença que dá sabor e luz à sociedade. O mundo está tão sem graça, você não acha? Os jovens dizem que se amam, que são amigos, mas se matam por causa de palavras ditas no momento errado, carregadas de ira e insensibilidade. Assim, quando você estiver entre amigos, não perca tempo ao falar da vida alheia ou sobre assuntos que não edificam, mas deixe Deus te usar como um jovem conselheiro, consolador e sábio."A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos" (Pv 10:11).

2. Seu TRATAMENTO PARA COM O PRÓXIMO

Você é "estouradinho"? Se irrita porque não consegue mudar as pessoas que te cercam? Cuidado, de novo! Deus quer que você perceba a necessidade de seu irmão, mas trate-o com amor. Ainda que seu próximo esteja ao seu lado por interesses e você o julge falso, ame-o. O quê? Você não é capaz de fazer isso? O que Jesus fez quando Judas se aproximou para beijá-lo? Esmurrou o traidor? Afastou-se dele? Falou alguma coisa e o impediu? Não! Jesus simplesmente deixou Judas se aproximar e beijá-lo (Mt 26:44). Mesmo sabendo das intenções do coração deste discípulo, Cristo não se afastou dele. Não corra do irmão mais fraco e nem se afaste daquele irmão que é orgulhoso. Saiba orar para a transformação destas vidas. "Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos" (Rm 15:1). Que o Senhor te use para ensinar aos mais fracos como obter forças na Palavra e mostrar a humildade aos soberbos - tudo isso, através do AMOR.

3. Sua porção de CARIDADE

Quanto você é capaz de amar? Um "tantão", assim? Doar alimentos aos pobres, emprestar dinheiro, ceder seu lugar no ônibus aos idosos e dizer "bom dia" são ações que demonstram ou representam a caridade. Você deve ter em mente de que um ato de caridade não deve ser feito para que você seja visto como um ser cheio de amor, mas para que seu próximo seja beneficiado. Parece que é tão difícil aos adolescentes e jovens de hoje dizer: "Eu te amo". Uma vez, durante meu estágio em uma escola pública, pude presenciar a cena de um jovem que se aproximou de sua namorada e disse: "Eu gosto de ti...Não vou dizer que te amo, porque isso é coisa de antigos, mas, eu gosto de ti." Que seu amor não seja medido por palavras, apenas, mas por seus atos e pensamentos.

4. Seu ESPÍRITO

Como vai sua vida espiritual? Ela é tão preciosa, tão necessária, tão especial para nossa juventude. Infelizmente, o que vemos nos dias de hoje, são jovens dentro das igrejas deixando-se levar pelo emocionalismo, pela imitação de personalidades e "invencionices" durante momentos de louvor e adoração. Lágrimas, gemidos, agitação e gritos são comuns, mas...tudo isso faz parte da adoração em espírito e em verdade? Adoramos com tudo o que somos, ou seja, espírito, alma e corpo. Porém, a adoração a Deus começa pelo espírito - aquele que se comunica com Deus; ela toca nossa alma - fonte de todas as emoções e sentimentos; manifestando-se em nosso corpo - templo do Espírito Santo . Que ao clamarmos, chorarmos e erguermos nossas mãos, possamos ser verdadeiros e não superficiais, momentâneos e mornos. Antes de adorar na igreja, intensifique sua comunhão com o Salvador, leia a Palavra e ore. "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (Jo 4:24)

5. Sua FÉ

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Hb 11:1). Você acredita em milagres? Já viveu um deles? Mesmo que não possa explicá-los, você deve buscá-los. A fé não pode ser explicada pela ciência, pois ela não pode ser tocada e nem vista, mas deve ser vivida. Devemos viver por fé e não por vista (2 Co 5:7). A fé é a chave para todos os nossos anseios. Ter fé é crer no Deus a quem servimos, é deixá-Lo agir segundo Sua vontade, é permitir que Ele reine em nós, negando nossos próprios desejos para que Ele domine nosso ser. Deus tem dado a muitos servos a oportunidade de testar sua fé. Se você é provado, não desfaleça, lembre-se de que Deus te dará o escape (1 Co 10:13). Você precisa crer, talvez precise abandonar aquilo que considerava um ideal de vida, para andar mais próximo de Deus. Ao lado do Salvador, tudo é possível (Mt 19:26).

6. Sua PUREZA diante de Deus e dos homens

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. (Tg 1:12). Se você é jovem ou já passou por esta fase, sabe que a santidade é uma das maiores qualidades e uma das mais difíceis de ser alcançadas. O mundo prega que a sensualidade e o erotismo devem ser estimulados. Infelizmente, até dentro das igrejas vemos irmãs que não se portam bem quanto à vestimenta. Exibir decotes e calças agarradas é algo comum entre as irmãs. Querida jovem, lembre-se de que a pureza de Jesus deve brilhar em você! Você deve guardar seu corpo para seu conjuge. E, os jovens, hein? Irmãos, cuidado com seu olhar! Fuja da cobiça! Tenha bons olhos para que você não dê mau testemunho!

Fez o teste? Foi aprovado? Espero que você realmente aproveite sua mocidade para glorificar a Deus! Se você não é jovem e, com este teste viu que desprezou sua juventude, transforme-se! Renove-se em Cristo e seja mais do que vencedor. Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; (Ec 12:1)

Fonte: Blog da Debora

2 comentários:

  1. Adorei o texto! !!!! Q o Senhor continue te usando para o despertamento de muitos jovens. .. Deus abençoe! !!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!