29 de jul. de 2009

O Significado Bíblico dos Números

O Significado Bíblico dos Números

Etimologicamente falando: Número é a expressão da idéia que serve para representar os conjuntos de coisas qualquer, entre as quais se pode estabelecer uma correspondência de um em um; ou simplesmente é a expressão da quantidade com a relação a unidade.
Os números cardeais, principais ou primários são aqueles que formam parte da dezena, também chamada de números dígitos por expressar-se com um só algarismo, segundo a representação arábica que se usa atualmente, segundo traçado de cada signo inscrito em um circulo. Estes números são: 1-2-3-4-5-6-7-8-9-0.
Os vocábulos que se designam os números variam, naturalmente segundo os idiomas, porem, as cifras que se usam em todos os paises civilizados se considera que foram inventadas pelos índios e transmitidas a Europa pelos árabes e daqui que se designem com o nome de arábicos. Estas cifras são: 1,2,3,4,5,6,7,8,9 e 0 as quais se agregam o símbolo 0 (zero) que tambem considera como o numero e que representa o vazio e o nada.

Números simbólicos:
É obvio que tudo o que diz nas Escrituras em particular, encerra um significado profundo para o homem; assim sendo o mar é o tipo do mundo ou em alguns casos tipo da vida; o azeite é o tipo do Espírito Santo etc...
Também os números a luz das Escrituras tem grande significado, e que em muitos casos são usados no sentido simbólico. Quando comparamos os casos que se emprega um numero, podemos então deduzir a idéia escondida atrás deste numero. O significado de alguns destes números é evidenciado para que não haja erros.

O Numero 1 (UM)
O numero UM é a representação de um todo, que não está dividido; a unidade é indivisível, pois ao faze-lo causa alteração e inutilidade: Exemplo Um carro ao dividi-lo deixará de ser um carro para ser partes de um carro.
UNIDADE: propriedade de todo o ser, em virtude da qual não se pode dividir sem que sua essência se destrua ou altere a idéia da unidade, como singularidade em numero ou qualidade.
O numero UM biblicamente falando confirma o conceito humano e natural e significa:
* Supremacia.
* Exclusividade.
* Superioridade.
* O Melhor
* A Unidade de Deus.

“...Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR...” (Dt.6:4)
Deus igualmente que a unidade não admite divisão.
A palavra de Deus mostra em cada uma de suas paginas a unicidade:
1) Um Espírito Santo: 1Co.12:4;11;13.
2) Um Senhor, Uma Fé, um batismo: Ef.4:5.
3) Um Pai: Ef.4:6.
4) Um só Nome: At.4:12 (Jesus).
5) Um só mediador entre Deus e os homens 1Tm.2:5.
6) Um só corpo: 1Co.12:12.
7) Um só Todo-Poderoso; o Senhor nosso Deus: Gn.17:1;Ap.1:8;19:6.
8) Um só que é Onipotente: Ex.6:3;Sl.91:1.
9) Um só que é Onipresente: Sl.139:1-16.
10) Um só que é Onisciente: Sl.139:1-4.

Jesus Cristo o Nosso Deus é o numero um em tudo, digno de toda a Gloria, de toda a Honra, e de todo o louvor;na realidade não existe palavras para descrever a grandeza do nosso Deus, Ele é exclusivo, Ele é supremo e não outro como o nosso Deus.

A isto podemos unir a Unidade de Deus:
1) Uma é a sua Igreja aquela sobre a qual Seu nome é invocado: Ef.5:27;Mt.16:18;Cl.1:18.
2) Um é o Salvador: Is.45:21-22; Lc.2:11; Jô.4:42; At.5:31. (Jesus é o Salvador).
3) Um é o que perdoa os pecados: Jô.1:29; Lc.24:47; At.10:43.
4) Um é o que vem pela Igreja: At.1:11; Ap.22:6-21.
5) Um é o que morreu, ressuscitou, subiu aos céus e virá: Jesus Cristo.

O Numero 2 (DOIS)
Um e dois: o segundo em sua ordem.
Dois significa:
* De acordo;
* Testemunho
* Distinção.

Ainda que, em nosso meio duas testemunhas são suficientes para uma acusação ou uma defesa, legalmente o testemunho de dois serve para a elaboração de um documento.
A luz das Escrituras o numero dois é usado para dar testemunho de algo ou de alguém: em Deuteronômio 19:15 está escrito: “...Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato...”
Ainda em 1ª Timoteo no capitulo 5 e no versículo 19 nos diz: “...Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas...”
Em Números 14:6 Josué e Calebe foram testemunhas e de fato deram testemunho da terra de Canaã a qual eles haviam estado espiando.
Em Josué capitulo 2 e o versículo 1: Josué enviou dois espias para que reconhecessem a terra de Jericó.
Em Zacarias 4:3 e Apocalipse 11:3-4, apresentam-nos as duas oliveiras ou as duas testemunhas.
Em Mateus 27:38 Jesus morre entre dois homens que vão com ele ao sepulcro como testemunhas da batalha que seria travada com satanás.
Em Lucas 24:4-5 Jesus em sua ressurreição deixou no lugar onde fora sepultado dois anjos com testemunhas daquele ato para que dessem testemunho as mulheres: “...Porque buscais entre os mortos aquEle que vive?”
Em Atos 1:10: Jesus em sua ascensão deixou dois anjos para que testificassem sobre a sua vinda (At.1:10-11).
Em Genesis 19:1: Deus enviou dois anjos para que dessem testemunho a Ló da destruição de Sodoma e Gomorra.
Em Mateus 18:19, Dois devem estar de acordo quando pedirem qualquer coisa a Deus.
Em Amós 3:2 para que dois andem juntos deverão estar de comum acordo.

O Numero 3 (TRES)
O número três significa perfeição em testemunho.
As manifestações de Deus para com os homens dão testemunho perfeito de sua existência, poder, onipresença, onisciência, amor, sabedoria, misericórdia, bondade, perdão, etc...

Três são as manifestações de Deus:
• No principio como: O PAI CRIADOR.
• Em Cristo como: O FILHO REDENTOR e SALVADOR.
• E atualmente: O ESPIRITO SANTO COMO CONSOLADOR.

Estas três manifestações dão testemunhos perfeitos de Deus.
Em 1 João 5:7 está escrito: “...Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um...”
Em Lucas 24:44 expressa: “...E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos...” As Escrituras compostas pela lei, pelos profetas e pelos Salmos dão testemunhos de Cristo.
Ainda podemos ler que o cordão de três dobras não se rompe fácil. (Ecl.4:12).
Duas testemunhas podem ser suficientes para afirmar ou negar algo porem três testemunhas é uma evidencia a mais que confirma o fato ou uma atitude.

O Numero 4 (QUATRO)
O Numero quatro significa a integridade daquele que foi criado ou estabelecido por Deus. Representação de um todo. Os quatro pontos cardeais ou fundamentais da terra. Norte, Sul, Leste e Oeste, encerram a totalidade do mundo terrestre.

Vejamos o que diz as Sagradas Escrituras: “...E trarei sobre Elão os quatro ventos dos quatro cantos dos céus, e os espalharei na direção de todos estes ventos; e não haverá nação aonde não cheguem os fugitivos de Elão...” (Jr.49:36).
Em Apocalipse 20:8 diz que satanás sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra; isto quer dizer que sairá a enganar em toda a terra.
Em Mateus 24:31 nos diz: que o Senhor enviará seus anjos com grande voz de trombeta, e juntarão aos seus escolhidos, dos quatro ventos, desde um extremo do céu até o outro. Ou seja, que Ele nos escolherá de toda a terra.

O Numero 5 (CINCO)
O numero cinco esta localizado no centro da dezena e quer dizer a metade, a metade dos objetos é a parte mais frágil e por ela o numero cinco é o símbolo da fragilidade ou debilidade humana em seu reconhecimento de obrigação.

Em João 6:9 nos diz que um dos discípulos do Senhor mostrando sua impotência disse: “...Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?”
Em Mateus 25:1-13 referente a parábola das dez virgens, diz que haviam cinco insensatas que fazendo alarde da sua debilidade humana não procuraram abastecer-se suficientemente de azeite portanto, perderam a oportunidade d entrar as bodas.
Em 1Corintios 14:19; o apostolo Paulo disse que preferiria falar cinco palavras com entendimento, para ensinar também a outros, que dez mil palavras em línguas desconhecidas.

O Numero 6 (SEIS)
O numero seis é o numero imperfeito da dezena e por tanto significa:
* Inconcluso.
* Imperfeito.

É uma unidade menos que o numero perfeito de sete. O numero seis se considera imperfeito porque pode ser um seis ou um nove.

O sexto dia foi o dia da criação do homem, porem ao cair em pecado por causa de satanás, o homem ficou submetido ao diabo, por isto o numero seis é o tipo da imperfeição.
Em 1ªReis 10:19 nos diz que Salomão tinha seis degraus que ascendiam ao seu trono, estes seis degraus não foram suficientemente elevados para livra-lo da idolatria.
Em João 2:6 nos diz que os judeus em cana tinhas seis talhas de água para a purificação, porem, expressavam o insuficiente das ordenanças para suprir as necessidades do homem.
Em Apocalipse 13:18, nos diz que o úmero da besta é 666, que significa imperfeição em todos os aspectos.

O Numero 7 (SETE)
O numero sete é o numero indivisível mais alto dentro da dezena e significa:
* Perfeição.
* Integridade Espiritual.

E podemos ter em conta que no sétimo dia Deus repousou de toda a obra que Ele havia feito na criação e abençoou Deus o sétimo dia (Gn.2:2-3).
O numero sete também se identifica com a integridade espiritual.
Sete dias em uma semana, sendo cada dia sétimo o dia para o descanso, cada ano sétimo era para o repouso da terra, e cada sete vezes sete anos introduzia-se o jubileu. Havia sete lâmpadas no candelabro de ouro (Nm.8:2; Lv.4:6-17; Lv.8:11).
O sangue era espargido diante do Senhor sete vezes.
João fala dos sete espíritos diante do trono de Deus (Ap.1:4).
Em Mateus 18:22 nos diz que o perdão tem que ser outorgado setenta vezes sete.
Ocasionalmente este numero e usado em sentido negativo, porem geralmente esta mais no sentido positivo.

O Numero 8 (OITO)
O Numero oito significa um novo começo fora da ordem da criação, ainda que, relacionado com ele. A circuncisão era ao oitavo dia quando entrava em uma nova comunhão.

Foram oito almas salvas na arca, para dar começo a um novo mundo (1Pe.3:20; 2Pe.2:5).

O Numero 9 (NOVE)
Ao numero nove não se dá nenhuma interpretação devido a relação que guarda com o numero imperfeito de seis. Não se tem nenhum uso típico nas Escrituras e se re-lega a estar em uma unidade menos que a dezena.

O Numero 0 (ZERO)
O numero zero representa:
* Nada
* Vazio

Porem é considerando como um numero, pois forma parte da dezena. O zero representa o homem sem Cristo, pois a Bíblia diz que sem Ele nada somos nem nada podemos fazer (Jô.15:5; Sl.62:9).
Mais quando esse homem insignificante se une a Deus, posicionando-se do seu lado forma então o numero mais alto da dezena.
Na Palavra de Deus encontramos que o homem sempre esteve ao lado de Deus e com isto conseguiu fazer muitos milagres e proezas.
Sem Deus o homem não tem nenhum valor, o zero sozinho não é nada, porem do lado do Senhor forma o numero DEZ que significa uma base completa de responsabilidade humana; o homem é responsável do cumprimento dos dez mandamentos (Ex.34:28).
O homem é responsável de dar a Deus a décima parte de suas economias, como reconhecimento de gratidão ao Senhor já que tudo recebemos dEle (Ml.3:10).
Abraão deu o dizimo a Melquisedeque (Gn.14:20).
Os israelitas davam a décima parte aos levitas e eles dava a décima aos sacerdotes (Nm.18:21-26).
Eram dez os servos que foram enviados as minas e que responderam pelo produto (Lc.19:13).

Escrito por: Pastor Wagner Teruel

13 comentários:

  1. obrigada por criares este site , foi uma grande ajuda para minha pesquisa bíblica sobre o numero três, continua a fazer este trabalho e que Deus te abençoe, te de mais anos de vida e muita saúde e sucesso no teu ministério.

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaa não tem o numero 12 , porque ?

    ResponderExcluir
  3. Pq nao tem o numero 12 ? afss ....

    ResponderExcluir
  4. inventei uma maneira de saber o significados como o 12 eh so somar 1+2=3 e qando for como 93 9-3=6
    eh isso tbm serve como saber como somos no momento procure o numero favorito seu e o numero q mais aparece em sua vida, pra mim eh 16 soma eh ve o resultado bom deu sete neh, isso eh oq tds somos perfeitos mas ao msm tempo imperfeitos, cada coisa q eu nem entendo.

    ResponderExcluir
  5. estava pesquisando na palavra de Deus em genesis 23 vs 3 ao 6 fala do numero dez , pesquisando na biblia de estudos nvi consta que naquela época o numero dez era considerado como uma situação completa ou até definitiva , gostaria de saber se alguem souber onde consigo esta confirmação , obrigado que Deus abençoe á todos que leem esta msg

    ResponderExcluir
  6. O número 9 representa os dons espirituis:
    1.Sabedoria
    2.Ciência (sonho,visão e revelação)
    3.fé
    4.Dons de curar
    5.Maravilhas
    6.Discernimento
    7.Profecia
    8.Línguas estranhas
    9.Interpretação

    ResponderExcluir
  7. olá
    gostaria de saber sobre o numeral cento e quatro. ja li os numeros separados mas gostaria de sabe se há alguma diferença na centena. obrigado
    obrigado

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante esse estudo dos números. muito legal. curioso, não? Parabens pela matéria.

    ResponderExcluir
  9. Eu num tendi o significado do numero 8!!!

    ResponderExcluir
  10. o numero 91 tem algum significado?

    ResponderExcluir
  11. pq só numeros pares?
    ( alguem sab me dizer pq o sinal da cruz se faz a ela invertida?)
    att.



    eltonjuceli@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Speechlesss,..speechless...spechless!

    ResponderExcluir

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!