9 de mar. de 2012

Unidade do Corpo de Cristo. (Lição 4) continuação.

UNIDADE NO PLANO DA ALMA
(Continuação)


MENTE


“... que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões;
antes sejais unidos em um mesmo sentido e em um mesmo parecer”.
I Coríntios 1:10 e II Coríntios 13:11.

O ARQUIVO INCONSCIENTE:

· Os conceitos acumulados no inconsciente de uma pessoa, desde o ventre materno, serão refletidos no seu comportamento, no seu modo de vida.
São culpas e mágoas guardadas.
A unidade a nível mental obedecerá ao desejo pessoal de buscar a limpeza e a cura desses males que impedem um relacionamento saudável. Somente com a quebra desses muros com a ajuda do Espírito Santo, estaremos preparados para alcançar, o pensamento de Deus.

Exemplo 1: Uma pessoa criada em ambiente anti-semita terá dificuldades em aceitar o povo judeu como escolhido por Deus, para testemunho entre as nações. Nesse caso, é fundamental o desligamento das heranças familiares e a destruição dos bloqueios que impedem o novo pensamento.

Exemplo 2: Uma criança que sofreu abuso de natureza sexual, ou de manipulação, ou opressão, pode sofrer conseqüências em toda a sua vida. O tratamento trará ao consciente aquilo que foi gravado e oculto durante tanto tempo. A Igreja através dos seus conselheiros fará as orações necessárias, para a cura das lembranças, após o perdão e o desligamento das pessoas implicadas no caso.

O ARQUIVO CONSCIENTE:

· Nossa mente possui uma característica abstrata, a facilidade de absorver palavras e imagens, sejam boas ou más.
Se a pessoa assimila o Bem, estará capacitada a desenvolver e a prosperar nesse caminho. Caso contrário, o Mal forma os especialistas da violência, da crueldade e do afastamento crescente de Deus.
Assim como a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, a incredulidade chega pelo ouvir, ver e desejar o mal.

“Ver tira a capacidade de crer”.

O relativismo e suas implicações materialistas, as filosofias antropocêntricas, as religiões pagãs, são conceitos contrários à Palavra de Deus. Estas fortalezas são levantadas, conscientemente, ao longo da vida, por escolha pessoal.
Aquele que desejar o Bem tomará uma atitude de esvaziar sua mente de tudo o que for contrário a Deus e sua a Palavra e estará capacitado a receber a Verdade Absoluta.

“Destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta
contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo
o entendimento à obediência de Cristo”. II Coríntios 10:5.

INFLUÊNCIAS MALIGNAS:

• Outro obstáculo à unidade de pensamento, são forças espirituais do Mal. Ainda que muitos não acreditem, “Satanás está vivo e ativo no planeta terra”, a mente do homem é influenciada e fica dividida entre a verdade e o erro.
Os que crêem têm acesso a um “capacete” de proteção que os livra dessa contaminação, e que é oferecido aos que desejam entrar na batalha contra o mal.

“Nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da
couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança
da Salvação”. I Tessalonicenses 5:8. Efésios 6:17.

O CAMINHO PARA A UNIDADE DE PENSAMENTO:

· Auto-aceitação.
· Conformidade dos pensamentos com a Palavra de Deus.
· A Bíblia contém os mandamentos de Deus e toda a provisão para a satisfação do homem.
· A verdade liberta. Há curas para os que desejam identificar-se com a Palavra. I Coríntios 13:12; II Coríntios 3:18 e I João 3:2.
· Pureza na interpretação da Palavra de Deus.

“Nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade
de homem algum...”. II Pedro 1:20b-21a.

· Abrir mão dos pontos de vista próprios e cumprir as regras da hermenêutica bíblica, para poder receber a revelação do Espírito Santo. Nunca usar um texto isolado.
· Usar o raciocínio, a inteligência, a memória, a consciência, a vontade, os sentimentos e o livre arbítrio, a fim de fazer uma limpeza da mente alcançando o equilíbrio tomando as atitudes de acordo com a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Pessoal todos estão autorizados a deixar o seu comentário do conteúdo deste Projeto e assim que puder estarei lendo e se possível respondendo.
Fiquem com Deus!